Peróla de Oya: Ceará, terra do sol e da liberdade

No dia 25 de março de 1884 a Província do Ceará se tornava a primeira a libertar os escravizados, sendo portanto vanguarda na luta abolicionista , tendo em vista que o Brasil foi o ultimo País do Ocidente a acabar com o sistema escravocrata.

Um ano antes porém da libertação dos escravos em solo cearense, em 1883, na Vila de Acarape , hoje Redenção, 116 cartas de alforria eram entregues.

Movimento Abolicionista e a Lei Áurea

Antes de 1888 quando a Lei Áurea foi assinada pela Princesa Isabel, muitos personagens lutaram por anos a fio o que não impediu que seus nomes fossem invisibilizados pela historiografia oficial.

Na então Província do Ceará essa luta foi tecida por anos a fio. Pessoas como José Napoleão, Chico da Matilde, o nosso Dragão do Mar e preta Tia Simoa são exemplos, dentre tantos outros, daqueles que teceram no dia a dia a luta pela libertação de seu povo.

Que na data de hoje seja lembrado antes de tudo, que a liberdade ao povo negro nunca foi dada, foi conquistada à revelia do ranger das correntes e marcada pelo sangue do povo negro.

Seja no Ceará ou no Brasil. Epahey Oya !

Peróla de Oya, Coordenadora Estadual do Igualdade 23 no Ceará

Leia também

As dívidas da democracia

Por sorte, dessa vez, o atentado da máfia golpista fracassou devido à incompetência e ao despreparo do líder, um militar da reserva que, por pouco, não foi expulso do Exército por indisciplina na década de 1980.

Lula chamou Netanyahu para dançar um minueto

Lula errou politicamente. Não sabemos se foi arroubo de oratória ou deliberado. Não vai se desculpar, porém já sabe que precisa relativizar as declarações sobre a guerra de Gaza.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (20/02/2024)

Quando outubro vier

Já escrevi isso algumas vezes e repito aqui: a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!