Blog Cidadania 23: Uma fábula para quem pensa em melhorar Bolsonaro

Ainda circulam por aí algumas pessoas que sinceramente acham que podem transformar Jair Bolsonaro em coisa melhor do que ele foi a vida inteira. Dar um upgrade ético, ideológico, político e humano no meme que virou presidente.

De um nacionalista xenófobo num liberal moderno. De orgulhoso admirador de torturador e assassino da ditadura em defensor da democracia e do Estado de direito. De parlamentar ridicularizado do baixo clero com uma pauta monotemática num estadista republicano à altura do cargo para o qual foi eleito.

A esses cidadãos de boa vontade, cabe lembrar uma velha fábula: “O escorpião e o sapo”. Todo mundo já ouviu falar sobre o escorpião que pede a um sapo que o leve até a outra margem de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a travessia, mas o escorpião argumenta que, se picasse o sapo, ambos se afogariam.

O sapo concorda e começa então a carregar o escorpião, mas no meio do caminho o escorpião ferroa o sapo, condenando os dois ao afogamento. Quando perguntado por que havia lhe picado, o escorpião responde: aquela era a sua natureza e nada poderia ser feito para mudar esse destino.

Ninguém vai mudar Jair Bolsonaro. É da natureza dele. É selva! (Blog Cidadania 23)

Leia também

O “transformismo” tomou conta da política brasileira

Tanto nas alianças eleitorais, a começar por São Paulo, quanto nas recentes votações do Congresso, verifica-se a presença ascendente das forças de direita aliadas ao bolsonarismo.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (15/07/2024)

Deputados anistiam multas nas prestações de contas dos partidos

A Transparência Partidária estima que o montante total das multas pode chegar a R$ 23 bilhões.

“Falta a bússola para o governo Lula”, afirma Cristovam Buarque

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-senador Cristovam Buarque (DF),...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!