COLUNISTAS

Fernando Henrique Cardoso: Dois centenários

Este ano, se vivos estivessem, e não só em nossa memória, fariam 100 anos Celso Furtado e Florestan Fernandes. Um deixou marcas na economia, o outro na sociologia. Ambos, em nossa história intelectual.
Leia mais

Landau, Schüler, Piquet e Pessôa: Associar liberalismo ao fascismo não é intelectualmente honesto

Autores se contrapõem a artigo de professores da USP que compara bolsonarismo ao movimento integralista Professores da área de humanas da USP apresentaram na Ilustríssima uma extensa análise do Brasil
Leia mais

Arnaldo Jardim – Política Nacional de Resíduos Sólidos: Ir adiante

Olhando com carinho o que produzimos faz 10 anos, tenho a convicção de que a Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei moderna, uma lei atual.
Leia mais

Malu Molina: O vilão que veio para mostrar a importância da política e o peso das desigualdades sociais

O coronavírus expôs a importância da política para enfrentar problemas e salvar vidas. Mas será que a mesma união e mobilização contra a crise da covid-19 poderá se fortalecer e
Leia mais

Cirino Neto: A importância estratégica do município de Navegantes – Parte II

Quando resolvemos escrever o presente artigo sobre a importância estratégica de Navegantes, colocamos aos leitores as potencialidades existentes na cidade bem como os desafios das próximas gestões para o desenvolvimento sustentável do município.
Leia mais

Alessandro Vieira: Depois que o auxílio emergencial acabar

A primeira tarefa é evitar o falso dilema entre responsabilidade fiscal e o gasto na criação de um programa de renda básica que promova dignidade para milhões de mulheres, homens e crianças.
Leia mais

Cristovam Buarque: O “doltor” desembargador

Além da supremacia racial dos brancos e da supremacia social, a democracia precisa eliminar a supremacia de políticos que se consideram os únicos portadores da verdade.
Leia mais

Marco Aurélio Nogueira: Crise e transformação da democracia

O sistema político, com seus partidos e atores, não tem gás para formular um programa de ação e uma articulação que recomponha a governabilidade e reforme as instituições.
Leia mais

Cristovam Buarque: Nossos negacionistas

Tudo indica que o atual governo deixará o Brasil em situação pior do que recebeu. A culpa não será da herança nem da epidemia, mas de seu obscurantismo, reacionarismo e falta de empatia.
Leia mais

Eduardo Rocha: Qual austeridade fiscal ou quem pagará a conta (5)?

Por mais que os gastos sociais sejam presas fáceis a todo receituário de austeridade conservadora, a conta do equilíbrio fiscal não pode ser jogada à pobre mesa dos miseráveis.
Leia mais

Marco Marrafon e Elora Raad: A necessária proteção de dados das crianças e adolescentes na educação online

A pandemia causada pelo coronavírus acelerou uma verdadeira revolução paradigmática no modo de existir da humanidade. No Brasil, apesar da necessidade de superar inúmeros desafios — tais como a dificuldade
Leia mais

Fernando Henrique Cardoso: Tempos confusos

O líder maior é sempre o presidente, pelo menos enquanto continuar lá. Por isso é tão importante: se não souber falar, se tiver dúvidas, que o presidente se cale. Como nesta semana.
Leia mais

Davi Emerich: Liberdade de expressão não é companheira do crime

Ao contrário dos propagandistas da comunicação sem breque, o projeto de lei das fake news não agride em nada a liberdade de expressão, tampouco a sua irmã gêmea, a liberdade de imprensa.
Leia mais

Eduardo Rocha: Qual austeridade fiscal ou quem pagará a conta (4)?

Reunida quantitativamente a força política para lhe dar vida, o que não é nada fácil, os resultados financeiros da austeridade fiscal democrática podem ser qualitativamente direcionados para a melhoria dos serviços públicos essenciais.
Leia mais

Hussein Kalout – Análise: Autonomia e desenvolvimento como objetivos nacionais

Apesar de ser o quinto país do mundo em território e população, Brasil continua a ter participação diminuta no comércio mundial, tem desigualdade gritante, índices sociais deficientes e força militar
Leia mais