COLUNISTAS

Roberto Cavallari Filho: Bolsonaro devorando a pátria

O quadro Saturno devorando um filho é uma das pinturas a óleo sobre reboco de Francisco Goya e pertence, portanto, à série das Pinturas negras. Representa o Deus Saturno na
Leia mais

Eduardo Rocha: Em defesa da Democracia e da Liberdade de Imprensa

A sociedade não pode achar normal e tolerar a intolerância, a escalada autoritária, as ameaças à vida democrática e à integridade moral e física do ser humano. Essa sanha bolsonarista fascistizante deve ser barrada dentro da Constituição.
Leia mais

Rafaela Soares: Hora de partilhar

Sempre fui uma pessoa sociável que aprendeu a importância da empatia graças ao incentivo da minha mãe à prática de projetos sociais. Além do voluntariado, ela nos levava desde os 04
Leia mais

Ana Rita Negrini Hermes: Minha missão

Nasci em Caxias do Sul, mas sou joinvilense de coração há 35 anos. Sou professora de inglês, intérprete, tradutora juramentada, ativista da causa animal e, no momento, estou vereadora.  Sempre fui voltada às causas
Leia mais

Marco Aurélio Nogueira: Democratas de todas as colorações, uni-vos!

Precisamos dar um basta a essa situação, em que a insanidade governamental se mistura com o ativismo fanatizado da extrema direita e com o silêncio dos democratas. Bolsonaro é a crise viva, em expansão.
Leia mais

José Serra: Limites, responsabilidades e governabilidade

Um Executivo com esse grau de fragilidade, tanto no número de eleitores quanto em sua presença no Congresso, comete um erro fatal ao recusar o diálogo com os demais poderes constituídos.
Leia mais

Marcelo Barreto: O Flamengo adotou o bolsonarismo?

Bandeira do relaxamento do isolamento social agora é também vermelha e preta O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, pediu neste domingo que o imenso contingente de torcedores do Flamengo
Leia mais

Eduardo Rocha: Qual austeridade fiscal ou quem pagará a conta (1)?

A colossal recessão econômica prevista para o Brasil e o mundo coloca na ordem do dia a construção de alternativas para atravessar o oceano vermelho das estatísticas econômicas e sociais.
Leia mais

Eliziane Gama: Bolsonarismo, ideologia que divide e mata

Não podemos permitir que o Brasil continue a trilhar essa marcha ideológica insana. E o Congresso tem um papel especial a exercer nesse contexto. Sem bloquear ações boas governo quando houver.
Leia mais

Cristovam Buarque: Desigualdade endêmica

A luta pelo adiamento do Enem deve ser apoiada, contudo, não basta: é preciso lembrar os que jamais farão vestibular, por nem sonharem com o ensino superior.
Leia mais

Dimas Ramalho: MP 966 é redundante e apaga fronteira da legalidade

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, que já foi líder do PPS na Câmara dos Deputados, defende em artigo, publicado no blog do jornalista
Leia mais

Eliziane Gama: CPMI para garantir a democracia

Acreditamos que a CPMI para investigar denúncias de Moro pode ser um bom instrumento para o Brasil superar a crise política e econômica atual, agravada pela eclosão da pandemia do novo coronavírus.
Leia mais

Cirino Neto: A importância estratégica do município de Navegantes – Parte I

Por tudo isso, Navegantes tem se tornado o grande vetor logístico do estado e com potencial de crescimento sem precedentes, precisando de investimentos públicos e privados para consolidar este fenômeno.
Leia mais

George Gurgel – Tempos difíceis: o imperativo da democracia e do diálogo

A política para o presidente Jair Bolsonaro é o confronto. Confronto cotidiano – mesmo quando tenha que recuar no dia seguinte. É o modo Bolsonaro de Ser e de Agir.
Leia mais

Benito Salomão: 20 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que nós aprendemos?

Por hora, saliento que qualquer estratégia de ajuste, deve considerar a permanência das regras fiscais como a LRF e o Teto de Gastos, que têm um efeito disciplinador e distributivo sobre o Estado e um papel fundamental na credibilidade da política macroeconômica e na ancoragem de expectativas.
Leia mais