COLUNISTAS

Bolívar Lamounier: O primeiro passo é conhecer o Brasil

Se você acredita que o Brasil está progredindo a um ritmo medíocre, está certo; se pensa que estamos na iminência de um retrocesso grave, é provável que esteja certo também.
Leia mais

Alberto Aggio: 2022 não é mais uma miragem

As forças que querem manter ou dizem querer manter a democracia no País sugerem uma “frente” de atores diversos para enfrentar Bolsonaro em 2022.
Leia mais

George Gurgel: As eleições municipais, as novas representações políticas e os desafios da democracia

Os resultados eleitorais, no primeiro turno do pleito municipal, apontam para o fortalecimento do centro político.
Leia mais

Arnaldo Jardim: Nossa agricultura é sustentável

Os desafios do setor ainda são muito grandes, porém estamos conscientes da responsabilidade que temos de desenvolver uma atividade econômica cada vez mais sustentável.
Leia mais

Cristovam Buarque: Olhando para o umbigo do passado

Os progressistas de hoje não respondem ao povo e para o futuro, mas aos eleitores do momento emperrando a marcha ao futuro.
Leia mais

Eduardo Rocha: Riqueza concentrada e pobreza ampliada

Como desgraça pouca é bobagem e nunca vem desacompanhada, a pandemia da Covid-19 mudou os modos de vida e contaminou maleficamente as esferas da produção.
Leia mais

Roberto Freire: O Cidadania e a Primavera Negra

O Cidadania entende a decisão sobre os critérios raciais para divisão de tempo de propaganda no rádio e na televisão e do fundo eleitoral no pleito municipal deste ano como
Leia mais

Roberto Freire: A República não tolera atalhos e convescotes

Com a história e com os equívocos cometidos durante todos os anos das chamadas Primeira e Segunda República a vertente da qual resultou o Cidadania aprendeu que a defesa da
Leia mais

Eliziane Gama: Que todos possam ler

O ato da leitura está na raiz do verdadeiro cidadão, com capacidade ampliada para pensar a sua própria existência e desenvolver o espírito crítico.
Leia mais

Cristovam Buarque: Todas as florestas

No lugar da mentirosa defensiva do presidente e de seu ministro do Meio Ambiente, deveríamos reconhecer nossos descuidos históricos.
Leia mais

A esquerda precisa deixar de ser arrogante’, diz vice-governadora que é promessa de renovação da política na Itália

Dirigente da região da Emília Romanha, Elly Schlein, de 35 anos, defende que progressistas precisam formar rede internacional, como faz a direita populista.
Leia mais

Jorge Freire, Monique Carvalho e Philippe Valentim – Enegrecer ou racializar a política?

Estamos desde o caso George Floyd em um intenso e inflamado debate sobre a questão racial no Brasil.
Leia mais

Eduardo Rocha: Os 250 anos de Hegel

A Revolução, para Hegel, consagra a liberdade e dá-se o fim da história, pois não haveria outra sociedade senão aquela proclamada por 1789.
Leia mais

Marco Aurélio Nogueira: Sangrar sem esmorecer

Resistir, hoje, significa antes de tudo não perder a trincheira do diálogo, da argumentação serena e generosa. Para reunir as forças.
Leia mais

Cristovam Buarque: Faltam educacionistas

Educadores definem métodos; educacionistas determinam metas, estratégias, políticas, sistemas administrativos, financiamento.
Leia mais