ARTIGOS

Carlos Alberto Di Franco: Drogas, STF e ativismo judicial

Qualquer mudança no tema das drogas só terá legitimidade no âmbito do Congresso. É lá, e não no STF, que a sociedade brasileira está representada.
Leia mais

Fernando Gabeira: O bode na sala

O fim da prisão em 2ª instância tem um alvo inequívoco: os políticos envolvidos na Lava-Jato e outras operações. Os pobres continuarão presos.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A Rota da Seda

O presidente Bolsonaro mira não apenas a balança comercial com os países asiáticos, mas atrair investidores para o seu programa de privatizações.
Leia mais

Cristian Klein: Grito vagabundo

Não é todo dia que um presidente da República é abandonado por mais da metade da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados.
Leia mais

Míriam Leitão: Crise põe em risco a governabilidade

O presidente Jair Bolsonaro ataca as forças políticas, ofende as instituições, frita ministros, descarta aliados e atira contra seu próprio partido.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Cria corvos

A crise entre o presidente Bolsonaro e seu partido ameaça implodir a legenda. Não fossem o DEM e o MDB, o governo estaria no sal.
Leia mais

Malu Delgado: Um outro enredo para a HQ do Supremo

O Judiciário brasileiro virou um fator de instabilidade que, tempos atrás, não entrava nas equações da política.
Leia mais

William Waack: Inspiração da Espanha

O esfacelamento do PSL numa disputa entre o presidente e os “donos” da agremiação é um retrato perfeito da deterioração do sistema partidário.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Fazer a cabeça tem hora

O julgamento sobre a execução imediata da pena após condenação em segunda instância, no STF, só ocorrerá mesmo na próxima semana.
Leia mais

Cristiano Romero: Receita para lidar com crise de 2008 se esgotou

Os sinais de desaceleração da economia mundial, com risco de recessão global, estão por toda parte e cenário pode não ser benigno para o Brasil.
Leia mais

Monica de Bolle: Pobreza real, pobreza mental

A pesquisa científica para reduzir a pobreza deveria ser comemorada, sobretudo em países onde ainda há muita pobreza, como no Brasil.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Os dissidentes da esquerda

Os insatisfeitos do PDT e do PSB também estão estabelecendo um novo paradigma de relacionamento dos parlamentares com os caciques dos partidos.
Leia mais

Pablo Ortellado: Forças externas

O discurso político da oposição foi tomado por diagnósticos sobre a ascensão de Bolsonaro que superdimensionam os fatores externos, mesmo sendo pouco críveis.
Leia mais

Bernard Appy: Serviços financeiros no IVA

A PEC 45 não reduz a tributação dos bancos, desonera o spread e eleva a tributação dos serviços cobrados por meio de tarifas.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Inimigos internos

O resultado da confrontação de Witzel com Bolsonaro é a consolidação da tese de que haveria uma conspiração contra o presidente para apeá-lo do poder.
Leia mais