ARTIGOS

Merval Pereira: Desmilitarização

O núcleo duro da ala militar permanece firme no desejo de desmilitarizar sua presença para firmar a ideia de que não existem ministros militares.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Poderia ser pior

O afrouxamento do distanciamento social, por descoordenação entre os entes federados e forte pressão social, mostra o risco da imunização de rebanho.
Leia mais

William Waack: A Lava Jato é o alvo

É impossível entender a eleição de Jair Bolsonaro sem o fenômeno da Lava Jato e a amplitude do apoio político e popular que recebeu.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Eleições em novembro

Mesmo nas grandes cidades, que influenciam os destinos do País, como São Paulo, não se sabe qual será o grau de 'nacionalização do pleito'.
Leia mais

Cristovam Buarque: Um vírus duradouro

O grave é que o estrago feito pela incompetência da diplomacia levará décadas para ser recuperado. Este é um vírus duradouro.
Leia mais

Rosângela Bittar: Insinceridade geral

Nos governos Collor, Lula, Dilma e Bolsonaro houve escândalos de currículos falsos ainda na memória de todos. Passaram a borracha e continuaram nos cargos.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: “Meritocracia”

Bolsonaro nunca quis um educador reconhecido, mas alguém que pudesse confrontar ideologicamente a oposição nas universidades e demais órgãos da Educação.
Leia mais

Cristovam Buarque: Esquecemos o povo

O eleitor se vingou votando no atual governo sem ideias democráticas nem progressistas, sem projeto para o futuro do País.
Leia mais

Carlos Andreazza: O silêncio de Jair

Outra explicação para o silêncio transitório seria a dupla de inquéritos que correm no STF sob relatoria de Alexandre de Moraes.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A pandemia e a vida banal

A maioria dos que foram expelidos do mercado de trabalho não terá a menor chance de encontrar uma saída imediata por essa porta.
Leia mais

Marcus André Melo: A pandemia afetou a democracia?

A erosão da democracia em virtude de abusos do Executivo devido à pandema só ocorreu onde havia “comorbidades institucionais”
Leia mais

Fernando Gabeira: A morte e a morte da democracia

Felizmente, a sociedade começou a acordar. Manifestos surgiram em vários setores. Esboços de frentes vão se formando aqui e ali.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Aras versus Moro

A base de dados da força-tarefa de Curitiba guarda informações obtidas por escutas telefônicas, apreensão de documentos, celulares e computadores.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Mudança de rota

Nomeação de Decotelli para a Educaçao e passagem do general Ramos para a reserva sinalizam correção de rumo no governo.
Leia mais

Fernando Gabeira: Uma pausa para avançar

Além da pandemia do novo coronavírus, por décadas vamos sentir os efeitos da passagem de Jair Bolsonaro pelo poder.
Leia mais