ARTIGOS

Maria Cristina Fernandes: Populismo fiscal de Bolsonaro embaralha jogo

Na tentativa de forçar a polarização com o PT, o presidente da República mexeu-se para abraçar a pauta do adversário.
Leia mais

William Waack: Homem convicto

A convicção do presidente Jair Bolsonaro baseia-se na forte crença de que há sempre conspirações em curso para tirá-lo do poder.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Emenda Daniel Silveira

O presidente da Câmara quer regulamentar o artigo 53 da Constituição, que trata da imunidade parlamentar e da prisão de deputados e senadores.
Leia mais

Ilona Szabó de Carvalho: A tirania do Brasil armado

Os últimos decretos de armas, emitidos pelo governo federal foram só mais um passo de um plano que vem sendo implementado desde janeiro de 2019.
Leia mais

Rosângela Bittar: Tome que a culpa é sua

Bolsonaro só admite a permanência a seu lado de colaboradores que vão além da subordinação formal, curvando-se, invertebrados, aos seus caprichos.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Avante para o passado

Há uma evidente contradição entre a retórica de Paulo Guedes e as ideias positivistas e nacionalistas que caracterizam a mentalidade dos militares.
Leia mais

Míriam Leitão: Bolsonaro escancara populismo econômico

O presidente Jair Bolsonaro desde o início do mandato sabotou o projeto liberal que vendeu na eleição. Agora foi além no estelionato.
Leia mais

Eliane Cantanhêde: ‘Engodo liberal’

As vozes mais brilhantes da economia já alertavam para o autoengano do mercado com o liberalismo improvisado do corporativista Jair Bolsonaro.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Guedes foi abduzido

Ministro minimiza os efeitos da troca de comando na Petrobras e vê a queda das ações como um fenômeno normal no mercado financeiro.
Leia mais

Fernando Gabeira: Que país é este?

É importante compreender não só pela pandemia, mas também pela sensação de que somos muito vulneráveis diante de obstáculos futuros.
Leia mais

Marcus André Melo: O Governo dos Juízes e o Governo dos Generais

Nas democracias a Suprema Corte detém o monopólio da arbitragem política. No Brasil de Lambert, ela cumpria um papel subalterno; hoje é marcada pelo hiperprotagonismo.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: O mico da Petrobras

O melhor negócio do mundo já não é uma refinaria de petróleo, como dizia David Rockefeller. Estamos vivendo uma grande mudança de matriz energética.
Leia mais

Vera Magalhães: Governo normal faz diferença

O presidente segue buscando milagres para enfrentar o vírus, enquanto seu ministro faz promessas sem nenhum amparo na realidade.
Leia mais

Fernando Gabeira: O capitão vence no jogo da morte

Nessa corrida para o troféu de mais mortes por estupidez política, o presidente Jair Bolsonaro deverá suplantar o ex-presidente Donald Trump.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Dispensa adversários…

Daniel Silveira não é querido e respeitado por seus colegas, tem apenas dois anos de mandato, nenhuma experiência parlamentar e comportamento arrogante.
Leia mais