ARTIGOS

Fernando Exman: A reeleição acima de tudo e de todos

Líderes das siglas aliadas saem das reuniões convencidos de que o governo trabalha neste momento primordialmente para permanecer no poder.
Leia mais

Rosângela Bittar: O espectador

O presidente Jair Bolsonaro é espectador do que se passa em seu governo. Assiste a um espetáculo de palco e picadeiro sem sinais de compromisso.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: A segunda onda

O presidente da República naturalizou as mortes por covid-19, a “gripezinha”, e culpa governadores e prefeitos pelo desemprego em massa.
Leia mais

Eliane Cantanhêde: Boiadas e boiadeiros

Não à toa o presidente Bolsonaro enxugou e mudou o Conselho Nacional do Meio Ambiente, que agora tem maioria do… próprio governo.
Leia mais

Cristina Serra: O MEC e o exterminador do futuro

Ministro-pastor vê crianças como pequenos demônios contaminados pelo pecado, e que cabe aos pais aplicar “a vara da disciplina” para corrigi-los.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Calote e desvio de finalidade

A proposta de Renda Cidadã, anunciada ontem pelo governo, não teve boa aceitação no Congresso, nem no mercado financeiro.
Leia mais

Fernando Gabeira: Memórias de um mau brasileiro

O discurso de Bolsonaro é tão mentiroso que talvez nem ele acredite no que fala. As Forças Armadas têm compartilhado seu delírio. É assustador.
Leia mais

Catarina Rochamonte: Reeleição e rebaixamento da República

Alcolumbre move-se às claras para garantir sua pretensão de continuar no cargo de presidente do Senado por meio de uma reeleição flagrantemente inconstitucional.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Todos os homens de Bolsonaro

Bolsonaro montou uma base parlamentar com os partidos do Centrão: por cargos e verbas, Kassab, Jefferson, Costa Neto e Nogueira apoiam qualquer governo.
Leia mais

José de Souza Martins: Religião e a “teoria da boiada”

As eleições de 2018 deram respaldo a uma concepção de poder fundada em técnicas de transgressão de brechas na ordem política.
Leia mais

Elena Landau: Ai de ti, Rio de Janeiro

Populismo, irresponsabilidade e corrupção dos governantes jogaram fora os anos do boom do petróleo e os royalties que vieram junto.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: Derrota do racismo estrutural

A decisão de Lewandowski é histórica porque sinaliza para a população negra que a política pode deixar de ser instrumento de discriminação racial.
Leia mais

Maria Cristina Fernandes: Bolsonaro e Trump em busca do inimigo externo

Os EUA e o Brasil têm os maiores cemitérios de vítimas da pandemia do novo coronavírus, não é por acaso que coincidem no discurso.
Leia mais

William Waack: De quem é a culpa

O governo brasileiro não entendeu a abrangência, a profundidade e o peso da questão climática e ambiental na sua escala planetária.
Leia mais

Luiz Carlos Azedo: O imposto da reeleição

Guedes voltou a defender a reforma tributária. Agora, pretende aumentar o peso do Estado na economia e não o contrário.
Leia mais