Cristovam Buarque: O aval da Simone

Lula chega na frente graças a seu carisma pessoal, às lembranças das boas ações do seu governo, mas muito ao aval de Simone Tebet

O Brasil atravessou 2022 dividido em três partes: os obstinados por Lula ou por Bolsonaro, e uma terceira via democrata, mas antipetista. Alguns poucos críticos ao PT se manifestaram em defesa de uma unidade com o Lula. Temiam que o histórico isolamento deste partido impedisse os apoios necessários para derrotar Bolsonaro; e também que o primeiro turno provocasse disputas tão acirradas entre os democratas, que o apoio ao Lula no segundo turno ficasse difícil. Ciro foi prova de que este temor se justificava. Lula teve o bom senso de atrair Alckmin para sua chapa; apesar disto, a campanha continuou como disputa entre o PT e Bolsonaro, não entre o Brasil e o abismo bolsonarista.

O quase empate é prova de que tinham razão os que temiam a divisão dos democratas no primeiro turno. Comparando as biografias e os governos de Lula e de Bolsonaro, a eleição deveria ter sido resolvida com vantagem avassaladora a favor do ex-presidente. Apesar do Alckmin, o primeiro turno se desenrolou com o PT isolado e o antipetismo insistindo no discurso de nem um lado, nem o outro. O carisma de Lula, a competitividade do PT e a opção de alguns da terceira via permitiram chegar ao final das eleições com o Bolsonaro atrás nas pesquisas, embora com o resultado indefinido.

Foi Simone Tebet quem simbolizou a reorientação da disputa para ser entre o Brasil e Bolsonaro, e não entre este e o PT. Ela trouxe o compromisso com a responsabilidade fiscal, a confiança no respeito ecológico sem repudiar o agronegócio, a necessidade de dar cor brasileira e não petista nas manifestações. Sem o seu empenho, dificilmente Lula teria atraído apoio de grandes lideranças políticas e intelectuais que ajudaram a quebrar o preconceito antipetista e antilulista, entre democratas que não aceitavam votar em Bolsonaro, mas não queriam votar no PT.

Lula chega na frente graças a seu carisma pessoal, às lembranças das boas ações do seu governo, mas muito ao aval que Simone Tebet emprestou à chapa petista. Antes dela, a disputa parecia ser entre PT e Bolsonaro, e não do Brasil contra Bolsonaro. Muitos colaboraram para esta inflexão, inclusive o próprio Lula e a imagem de Alckmin, mas foi sobretudo Simone, quem colocou o Brasil na chapa petista: nas cores, nos discursos, na postura, nas posições políticas. O Brasil deverá ao Lula ter nos livrado de Bolsonaro, como as pesquisas e as ruas parecem apontar, mas muito à Simone Tebet ter levado Lula para além do PT.

Seu aval ajudou a assegurar o favoritismo-empatado de Lula, e ela fica com grande responsabilidade para o futuro. Se ocorrer o que as pesquisas indicam e que o mundo inteiro, salvo Trump, deseja, cabe a Simone se manter, junto com Alckmin, como avalista do próximo governo Lula. Representar aqueles que, apesar de críticos, há um ano apoiam Lula, e aqueles que se aproximaram nas últimas semanas. Simone é hoje a avalista do Brasil democrático, responsável fiscalmente, tolerante nas ideias, confiante na ciência, aberto ao mundo, justo socialmente, sustentável com eficiência econômica e comprometido com a educação de base.

Se ainda há quem não quer Bolsonaro mas teme Lula, basta olhar e ouvir Simone Tebet para decidir seu voto amanhã. (Blog do Noblat/Metrópole – 29/10/2022)

Cristovam Buarque foi senador, ministro e senador

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!