Eliziane Gama pede à PGR celeridade na apuração de denúncia de assédio sexual contra presidente da Caixa

Conduta de Pedro Guimarães é crime previsto no do Código Penal, afirma senadora (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A líder da Bancada Feminina no Senado, Eliziane Gama (MA), encaminhou nesta quarta-feira (29) ofício ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pedindo celeridade na apuração das denúncias de assédio sexual contra o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

“É inadmissível que uma autoridade se valha do cargo para cometer crimes de assédio, reiteradas vezes, contra suas subordinadas. Lamentamos profundamente que ao menos cinco mulheres tenham sofrido tamanha violência no ambiente de trabalho, um procedimento abjeto e recorrente que estaria sendo praticado pelo presidente da Caixa”, diz trecho do documento.

Eliziane Gama solicita ainda da PGR que a investigação ‘não se restrinja apenas a Pedro Guimarães, mas a sua gestão, já que há indícios de que as denúncias de assédio no banco vêm aumentando desde 2019’.

Guimarães foi acusado por funcionárias do banco de comportamentos inadequados e intimidações constantes no ambiente de trabalho. As denúncias foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo site Metrópoles, que resguardou a identidade das mulheres. O Ministério Público Federal, de acordo com a publicação, já investiga o caso.

“A conduta de uma autoridade assediar, constranger e abusar de subordinados é crime previsto nos termos do art. 216-A do Código Penal”, afirmou Eliziane Gama.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!