Isabela Sousa: Planos coletivos são sonhos que mudam a realidade

Nunca desista das ações coletivas, principalmente quando essas ações se tratam de um sonho para melhorar a realidade de inúmeras pessoas ao seu redor. E começo este nosso breve diálogo de hoje com esse chamado motivacional por vivenciar um grande sonho coletivo que se tornou realidade e vem trazendo mais esperança para aqueles que tanto precisam. Uma experiência única!

Para quem ainda não me conhece muito bem, sou moradora de Campinas de Pirajá, uma comunidade periférica de Salvador que possui inúmeras dificuldades para as milhares de pessoas que residem por aqui. E é justamente devido a essa dura realidade que, junto a outros moradores, tenho me empenhado a colaborar com diversas ações coletivas capazes de levar mais esperança para o nosso futuro. 

Infelizmente, estamos numa sociedade de grandes diferenças sociais. Onde, definitivamente, as oportunidades não são igualitárias e muitos sofrem com a falta de recursos diante de uma histórica falta de capacidade do Estado para reparar as desigualdades sociais. Entretanto, esse cenário de negligência do Estado também abre espaço para a solidariedade das mobilizações coletivas.

Aqui em Campinas de Pirajá, em um projeto construído a muitas mãos, esta semana comemoramos dois meses da inauguração do primeiro Centro Cultural de Campinas de Pirajá, o Instituto Isabela Sousa. Um espaço de promoção da cultura, sociabilização, esporte e prestador de outros serviços essenciais para uma comunidade que sempre teve direitos básicos negados, principalmente para nossas crianças.  

São iniciativas como essa que mudam as perspectivas de vida e me fazem ter esperança de que juntos podemos transformar realidades injustas. Atualmente, após caminhadas de muito aprendizado, tenho uma  percepção muito mais aprofundada sobre isso. Hoje, olho à minha volta e percebo o quanto podemos colaborar com avanços mesmo sabedora dos problemas estruturais de uma sociedade desigual. 

Sei o quanto transformar um cenário local, de uma cidade, comunidade ou região é difícil e requer muita disponibilidade, tempo e empatia. Mas, sei também o quanto pessoas mobilizadas são capazes de alterar realidades, ainda que seja através de pequenas ações diárias.

Até porque, acredito que é a partir das pequenas ações contínuas que podemos incentivar, por exemplo, nossas crianças à leitura, a se dedicar no estudo, esporte e afins. Essas atitudes podem abrir um mundo de novas percepções e mudar completamente o destino daqueles que precisam tanto de um olhar mais cuidadoso.

Ou seja, ainda que tudo se mostre muito difícil e a conjuntura nos diga que pouco podemos fazer, não podemos deixar de sonhar com a mudança. Dentro da medida do possível, sejamos nós a mudança que queremos para transformar esta realidade injusta. Jamais abandonem o direito de sonhar por dias melhores!

Isabela Sousa é presidente municipal do Cidadania em Salvador

Leia também

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Pauta conservadora avança no Congresso

NAS ENTRELINHASPano de fundo é a sucessão dos presidentes...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Confronto entre Irã e Israel escala a guerra de Gaza

NAS ENTRELINHASMuitos são os sinais de que um conflito...

O fascínio ideológico pelo modelo da China

NAS ENTRELINHAS‘Mandarinato vermelho’ promove capitalismo em plena expansão, em...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!