Eliziane Gama preside sessão de entrega do diploma Bertha Lutz para 21 mulheres

Condecoração que completa 20 anos reconhece a contribuição das agraciadas em defesa dos direitos da mulher (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A líder da Bancada Feminina do Senado, Eliziane Gama (Cidadania-MA), conduziu nesta quarta-feira (23) a sessão especial de entrega do Diploma Berta Lutz, premiação destinada a pessoas que se destacaram pela valorização do papel feminino na sociedade.

“Fico muito feliz em dar continuidade a uma solenidade tão importante e histórica, não há dúvida nenhuma, para todas nós”, afirmou a senadora, ao assumir à presidência da sessão após a abertura da cerimônia pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Após dois anos sem a entrega do Diploma Bertha Lutz em razão da pandemia de Covid-19, 21 mulheres receberam a premiação. A condecoração, que completa 20 anos, reconhece a contribuição das agraciadas em defesa dos direitos da mulher e as questões de gênero no Brasil e ainda presta homenagem à farmacêutica bioquímica, Maria da Penha. 

Por indicação de Eliziane Gama, a ativista feminina Jurema Werneck, cofundadora da ONG Criola, rebeceu a premiação pelo seu trabalho à frente da Anistia Internacional Brasil e do Fundo Global para Mulheres. Jurema realiza pesquisas sobre condições de vida das mulheres negras e monitora políticas públicas (veja abaixo a lista completa de indicadas).

Prêmio

Criado em 2001, o diploma leva o nome da bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século 20.

Veja abaixo a lista de indicadas.

  ANA LARA CAMARGO DE CASTRO 

  ANDREA GADELHA 

  ANGELA SALAZAR 

  EVA EVANGELISTA 

  FILOMENA CAMILO DO VALE 

  FLÁVIA ARRUDA 

  FLÁVIA CINTRA 

  HELOÍSA MURGEL STARLING 

  ILDA RIBEIRO PELIZ 

  INÊS SANTIAGO 

  JOCILENE BARBOSA 

  JUREMA PINTO WERNECK 

  LUIZA HELENA TRAJANO INÁCIO RODRIGUES 

  MARGARETH DALCOLMO 

  MICHELLE BOLSONARO 

  MIRACY BARBOSA DE SOUSA GUSTIN 

  MÔNICA SIFUENTES 

  RENATA GIL ALCANTARA 

  ROSA GEANE NASCIMENTO 

  RUTH ALMEIDA 

  WILMA MARIA DE FARIA (in memoriam) 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment