Eliziane Gama: Um País forte precisa conhecer sua sociedade

Nenhum País que se pretenda sério, que aposte em boas políticas públicas e que procura granjear respeito internacional pode prescindir, deixar de lado, os seus números e estatísticas. Principalmente o Brasil, de dimensões continentais, com uma população enorme e ainda situado entre as 10 maiores economias do planeta.

Mas o desmonte da máquina pública e a descontinuidade administrativa estão ficando cada vez mais evidentes ao longo dos últimos três anos. A desmobilização de órgãos de Estado tem se dado não apenas pelos constantes cortes orçamentários, mas também pelo estrangulamento e esvaziamento de importantes entidades da administração que estão na linha de frente da formulação de políticas públicas.

É o caso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que sofre um ataque sem precedentes do governo, seja pela suspensão da realização do Censo, em 2020 e 2021, a não realização de concurso público para recompor o deficitário quadro de servidores e a modalidade adotada nas contratações temporárias para o Censo somente com o critério da análise curricular.

Essas foram as principais denúncias que recebi na última segunda-feira (14) de um grupo de servidores do IBGE representantes do Assibge (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística), Núcleo do Maranhão.

Os servidores do IBGE do meu Estado e de todo País estão mobilizados para fortalecer esse importante órgão de formulação de política pública, além de reivindicarem um plano de reestruturação de carreira; reajuste de 19,99%; tecnicidade dos cargos de nível médio; a aprovação da PEC 27/2021, que torna como instituições permanentes de Estado o IBGE e outros órgãos federais; dentre outras pautas.

É preciso garantir aos servidores e temporários do IBGE condições de trabalho, respeito aos direitos e a segurança necessária para que a coleta de dados extremamente importante para traçarmos o novo perfil socioeconômico dos brasileiros seja efetiva e bem aplicada.

A constante precarização do trabalho nos órgãos públicos não pode servir ao desmonte do Estado brasileiro, interferir na realização do Censo e nem a descontinuidade administração imposta pelo governo federal ao IBGE. Nosso total apoio e solidariedade aos servidores e ao fortalecimento do IBGE como instituição permanente do Estado brasileiro.

Eliziane Gama, senadora (Cidadania-MA) e líder da Bancada Feminina do Senado

Leia também

Aberta a Caixa de Pandora da política fluminense

As conexões criminosas são conhecidas, mas estavam blindadas pela profundidade e extensão do crime organizado e o pacto de silêncio entre as autoridades no Rio de Janeiro.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Inquérito do golpe de Bolsonaro pode resultar em nulidades

Não se sabe quem vazou os áudios de Mauro Cid, mas os principais beneficiados são o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais denunciados pelo ex-ajudante de ordens.

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Política externa virou eixo de disputa com oposição

Os ventos também mudaram em Washington, porque a inação de Biden em relação a Israel começa a ter repercussão eleitoral e dividir as opiniões dos democratas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!