Diretório Nacional do Cidadania decide por federação com o PSDB

As Executivas dos dois partidos avançarão na discussão de regras para a aliança, como a que garante prioridade aos governadores candidatos à reeleição

Numa votação em dois turnos, o Diretório Nacional do Cidadania decidiu neste sábado (19) por uma federação com o PSDB. No 1º turno, o partido recebeu 54 votos, o PDT, 37, e o Podemos, 14, com 5 abstenções. No 2º turno, entre PDT e PSDB, a maioria, 56 votos, decidiu por uma aliança pelos próximos quatro anos com os tucanos. O PDT recebeu 47 votos e houve 7 abstenções.

Ambos, Cidadania e PSDB, acordaram preliminarmente a manutenção das pré-candidaturas dos dois partidos à Presidência: Alessandro Vieira (SE) e João Dória (SP), respectivamente. Agora, as Executivas dos dois partidos irão aprofundar as negociações sobre as regras da federação. Entre elas, a que estabelece prioridade na aliança para governadores candidatos à reeleição.

Na avaliação do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, o “debate foi democrático” e “respeitou a história do nosso e dos demais partidos que manifestaram interesse em uma federação”.

“Tenho profundo respeito pelo PDT e pelo Podemos, mas o partido optou democraticamente pelo PSDB. Importante frisar que foi discutida uma federação e não o apoio a candidaturas específicas, embora a aliança vá ter apenas um candidato. Isso será tratado no processo de consolidação da federação”, explicou Freire.

Na mesma reunião, o Diretório aprovou a data para a realização do Congresso Nacional do Cidadania, que irá eleger o novo corpo dirigente do partido. Será no próximo dia 12 de março.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!