Bruno Boghossian: Viagem à Rússia obriga Bolsonaro a retornar ao baixo clero

Após encontrar Vladimir Putin, o presidente Jair Bolsonaro descreveu Brasil e Rússia como “duas grandes potências”. O capitão tentou transmitir a imagem de que aquela era uma conversa entre iguais, mas não convenceu muita gente. Na passagem da comitiva brasileira por Moscou, quem apareceu foi o político de baixo clero dos velhos tempos.

O Bolsonaro que visitou Putin exibiu sua própria falta de expressão. Ninguém se incomodou muito quando o presidente disse que os brasileiros eram “solidários à Rússia” –o que poderia indicar que o país apoiava o Kremlin nas tensões com a Ucrânia. Na mesa dos adultos da diplomacia, ele praticamente desapareceu.

O presidente preferiu investir na retórica e na propaganda, suas ferramentas políticas favoritas desde os tempos de deputado. Tentou pegar carona na piada que o associava ao recuo das tropas russas na fronteira e, para conseguir uma foto ao lado de Putin, se curvou silenciosamente às regras que costuma contestar com valentia no Brasil, como o confinamento e o uso de máscara.

Como compensação, Bolsonaro buscou dar a seus apoiadores algumas migalhas ideológicas. Citou o apoio de Putin num fantasioso embate internacional sobre a Amazônia e disse compartilhar com o russo valores “como a crença em Deus e a defesa da família”. Deu pouco destaque, é claro, à visita que fez ao túmulo de soldados soviéticos.

Tal qual um político com poder limitado, Bolsonaro ficou sem forças até para cometer exageros sobre os resultados concretos da viagem. Coube a ele destacar as negociações em torno do comércio de fertilizantes entre os dois países –um assunto estratégico para a agricultura brasileira, mas que poderia ter sido discutido por um punhado de ministros, numa visita mais modesta.

Não fosse a pompa oferecida a chefes de Estado, o presidente poderia ter sido confundido com um de seus auxiliares. A viagem serviu a alguns dos propósitos de Bolsonaro, mas também o obrigou a assumir sua verdadeira estatura política. (Folha de S. Paulo – 17/02/2022)

Bruno Boghossian, jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA)

Leia também

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!