Descaso com a vida na crise de oxigênio no Amazonas não pode ocorrer novamente, diz Eliziane Gama

Para a senadora, falta do insumo para atender vítimas da Covid-19 foi ‘uma das mais dramáticas crises na saúde do Brasil’ (Foto: Sandro Pereira/Fotoarena/ Agência O Globo)

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) cobrou responsabilidade do poder público para que casos como a crise de oxigênio no Amazonas, que completa um ano nesta sexta-feira (14), não ocorra novamente. A falta de oxigênio para o atendimento das vítimas da Covid-19 internadas nos hospitais de Manaus provocou um caos no sistema de saúde da capital do estado.

“Há um ano tivemos uma das mais dramáticas crises na saúde do Brasil: a falta de oxigênio em Manaus e a morte insana de dezenas de pessoas. A covid-19 volta a bater forte às nossas portas. Que o descaso do poder público não ocorra novamente! Com a vida não se brinca”, publicou a senadora nas redes social.

O Amazonas foi o primeiro estado do País a sofrer com os impactos da segunda onda do novo coronavírus. As investigações do Ministério Público e da Defensoria Pública apontam que mais de 60 pessoas morreram pela falta de oxigênio no estado. Mais de 500 pacientes precisaram ser transferidos às pressas para hospitais em outros estados.

Atualmente, o Amazonas enfrenta uma nova explosão de casos de Covid-19, causada, sobretudo, pela variante Ômicron. Mas hoje situação no estado é menos grave do que no ano passado pelo avanço da vacinação. Segundo dados oficiais, 41,5% da população está com o esquema vacinal completo e 65,21% com a primeira dose.

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!