Veja as manchetes e editoriais dos principais jornais hoje (13/01/2022)

MANCHETES DA CAPA

O Globo

Falta de insumo já provoca escassez de testes de Covid
TCU vê erros do governo na crise hídrica
Presidenciáveis divergem na pauta econômica
A pedido do Rio, edital do Santos Dumont será revisto
Casos crescem 7 vezes na América do Sul
Planos de saúde podem ter alta recorde
Comitê científico mantém volta às aulas presenciais
Stuart Russel – ‘A inteligência artificial terá mais poder qu nós’
Caso de assassinato de menina há 6 anos gera controvérsia
Tudo pela vacina – Dose por maconha e álcool
As desculpas de Boris

O Estado de S. Paulo

Além das filas, Brasil pode ter falta de kits de testes de covid
Bolsonaro põe fim a trégua com STF e faz acusações a ministros
Governo estuda permitir que Jovem Aprendiz não seja estudante
Brasileiro confia pouco nas pessoas; comportamento freia avanços
Brasil é o terceiro em inflação entre as principais economias
Após nova reunião com a Rússia, Otan vê risco de conflito na Ucrânia

Folha de S. Paulo

Ômicron lota postos em SP e desfalca equipes médicas
Doria reduz público em estádios e pede que prefeituras limitem eventos
Guedes precisa de R$ 9 bi para recompor gastos subestimados
Teto é uma ficção e serviu para cortar investimentos, diz Mauro Benevides
Brigas na base bolsonarista podem influir em campanha
Período chuvoso faz São Paulo acumular buracos em diversos bairros
Chuvas matam mais 5 em MG; já são 18 neste ano
EUA registram 7% de inflação, a mais alta desde 1982
Québec proíbe maconha e álcool para não vacinados
Boris admite festa durante confinamento

Valor Econômico

Marketplaces endurecem condições para os lojistas
Média móvel de novos casos de covid é a maior em seis meses
Fundos de pensão não batem metas
Brasil poderá punir país que ‘apela no vazio’
Embraer vende subsidiárias em Portugal
China sente ‘efeito dominó’ por colapso da Evergrande
Incertezas pressionam o juro real

EDITORIAIS

O Globo

Apagão de dados no SUS dificulta combate à Covid

O Ministério da Saúde alega que a maior parte de seus sistemas já foi restabelecida, mas na prática não é o que se observa

Quem entrava ontem no portal Coronavírus Brasil, do Ministério da Saúde, deparava com a informação de que o país tem 616.691 mortes por Covid-19 e 22.184.824 casos confirmados da doença. No canto superior esquerdo da página está o único dado que presta: atualizado em 9/12/2021. Os números que traçam um panorama da epidemia datam de mais de um mês atrás, anteriores ao ataque que afetou o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) num momento de ascensão da supercontagiosa variante Ômicron. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias de saúde, o Brasil já tinha ontem 620.419 mortes e 22.718.606 casos confirmados.

Mesmo esses números não são precisos, devido às inconsistências nos sistemas do Ministério da Saúde e à dificuldade das secretarias estaduais e municipais para registrar dados. É evidente o aumento de casos de síndrome respiratória entre o fim do ano passado e o início de 2022. As cenas de unidades básicas de saúde lotadas não deixam dúvidas. Mas caminha-se às cegas quando mais se precisa de informação. Não se sabe quanto do aumento deve ser atribuído a problemas causados pelo apagão de dados, quanto ao crescimento real.

O Ministério da Saúde alega que a maior parte de seus sistemas já foi restabelecida, mas na prática não é o que se observa. Pesquisadores têm encontrado dificuldades para obter dados atualizados nas plataformas do ministério, com impacto direto no acompanhamento da Covid-19, de outras doenças e, obviamente, na formulação de políticas públicas. Às vésperas de começar a vacinação em crianças de 5 a 11 anos, não se conhece o impacto da Ômicron nesse grupo etário. Nem os dados sobre vacinação escapam ao apagão, já que há estados que não têm informado os números.

“Felizmente, a gente está tendo algum nível de informação que vem do relato de aumentos da demanda, mas não se faz análise de saúde com base em relatos, e sim em ciência. Dados brutos que nos permitiriam fazer análises sistemáticas, a gente não tem”, afirma Marcelo Gomes, pesquisador em saúde pública e coordenador do Infogripe, da Fiocruz.

A incrível capacidade de transmissão da Ômicron já começa a desfalcar as equipes das unidades de saúde e noutros setores da economia. Em São Paulo, o total de profissionais da rede pública afastados por Covid-19 quase triplicou em um mês. Em Fortaleza, entre novembro e dezembro, o número de afastamentos aumentou 419%. Na cidade do Rio, estima-se que o déficit esteja em torno de 20%. Em entrevista ao GLOBO, a médica Ludhmila Hajjar, intensivista e cardiologista do Hospital das Clínicas, em São Paulo, disse que a situação levará o sistema de saúde ao colapso.

Forma-se uma tempestade perfeita diante da inépcia do Ministério da Saúde durante a mais letal pandemia em cem anos. Uma variante altamente contagiosa, disparada de casos de Covid-19, falta de profissionais de saúde para atender à crescente demanda, baixa testagem e um apagão de dados que não permite saber o que está acontecendo. Sem informação, não há planejamento. Sem planejamento, o resultado é o caos que se instala nas unidades de saúde e o risco de colapso. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, deveria agir para evitá-lo.

O Estado de S. Paulo

Muito dinheiro para os ‘bem atendidos’

Parlamentares são ‘bem atendidos’ por Bolsonaro para que ele siga no cargo fingindo que governa o Paíssem ser incomodado

A entrevista que o presidente Jair Bolsonaro concedeu à Rádio Jovem Pan na terça-feira passada serviu para, mais uma vez, evidenciar o seu despudor em afrontar os princípios republicanos mais comezinhos e indicar uma das razões, talvez a principal, pelas quais alguém tão despreparado como ele – administrativa, intelectual e moralmente – siga inabalável no exercício da Presidência da República, a despeito de todos os crimes de responsabilidade que cometeu, descritos em mais de uma centena de pedidos de impeachment, e de todos os males que vem infligindo ao País desde que tomou posse.

Sob seu governo, avaliou Bolsonaro, o Congresso está “muito bem atendido”. Primeiro, é preciso reconhecer que o presidente não mentiu. Aí está o volume recorde de liberação de emendas parlamentares ao longo desses três anos de mandato a comprovar a afirmação, especialmente as emendas do relator-geral do Orçamento, tecnicamente conhecidas como RP-9. No entanto, é preciso deixar claro o que Bolsonaro entende por “muito bem atendido” e, principalmente, em que bases se dá esse “atendimento”.

“Hoje em dia, todos estão ganhando”, afirmou o presidente à rádio, em referência aos deputados e senadores. “Além das emendas impositivas, por volta de R$ 15 bilhões por ano, tem uma outra forma de conseguir recurso, que é a RP-9. E só em RP-9”, prosseguiu Bolsonaro, sem manifestar qualquer sinal de constrangimento, “os parlamentares têm quase o triplo de recursos do Ministério da Infraestrutura, do (ministro) Tarcísio (Gomes de Freitas). Então, o Parlamento está muito bem atendido conosco.”

É muito dinheiro, mas não é verdade que “todos estão ganhando”. A liberação de emendas RP-9 contempla primordialmente os parlamentares que compõem a base de apoio ao presidente no Congresso, como revelou o Estado em uma série de reportagens que, desde maio do ano passado, tornaram público o chamado “orçamento secreto”. A distribuição dessa bilionária soma de recursos públicos por meio de emendas RP-9 é feita sem levar em consideração critérios técnicos, sem transparência e, sobretudo, sem equidade entre os congressistas. Na prática, o governo dividiu os parlamentares em dois grupos: os de “primeira classe”, que apoiam o governo, e o resto.

Em português cristalino, “orçamento secreto” é compra de votos no Congresso. Não sem razão, a prática espúria “estarreceu” ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) e levou a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), a suspender, em um primeiro momento, o pagamento das emendas RP-9, classificadas por ela como um instrumento que “se distancia dos ideais republicanos” e que é operado “sob o signo do mistério”. Contudo, pouco tempo após manifestar “perplexidade” diante do pagamento das emendas RP-9, a ministra liberou a execução dos repasses a pedido dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ambos prometeram à ministra dar transparência aos acordos que viabilizam o pagamento das emendas, como se não estivessem obrigados pela Constituição a fazê-lo. Mas, até agora, não honraram a palavra empenhada.

A entrevista de Bolsonaro foi uma aula de desfaçatez. Mas ele não está sozinho na subversão dos “ideais republicanos” mencionados pela ministra Rosa Weber. Há neste Congresso “muito bem atendido” quem se disponha a se apropriar de recursos do Orçamento para satisfazer interesses eleitorais ou financeiros muito particulares. Não se sabe quais exatamente por não haver transparência em relação às transações. Se são legais e republicanas, por que o sigilo? A dúvida singela, não respondida até hoje, abre espaço para dúvidas muito razoáveis sobre a higidez de todo o processo que cerca as emendas de relator-geral.

Malgrado ser o presidente que mais liberou emendas parlamentares desde 2003, Bolsonaro foi o que menos conseguiu aprovar projetos de sua iniciativa no Congresso. É evidente que o “atendimento” prestado por Bolsonaro a um grupo de parlamentares – e não ao Congresso – se presta, fundamentalmente, a garantir sua sustentação política no cargo para que ele siga fingindo que governa o Brasil sem ser incomodado.

Folha de S. Paulo

Além da conta

Fenômeno global, disparada da inflação no Brasil foi agravada pela gestão de Bolsonaro na economia

A inflação ao consumidor terminou o ano passado em 10,06%, a maior variação desde 2015 e uma das mais altas da série histórica a partir do advento do sistema de metas para a inflação, em 1999.

É fato que o problema da alta acelerada dos preços se mostra global —nos Estados Unidos o índice comparável subiu 7%, em face principalmente de choques setoriais ocasionados pela pandemia.

Mas no Brasil a má gestão do Executivo, na saúde e na economia, impôs desnecessário peso sobre a população mais vulnerável. O perfil da alta dos preços foi especialmente cruel, com destaque para o encarecimento de produtos de primeira necessidade, como alimentos, energia e gasolina. Em 2021, esses três itens subiram 8,2%, 21,2% e 47,5%, respectivamente.

De outro lado, a inflação de serviços, notadamente os prestados pela mão de obra informal e menos especializada, foi menor (4,75%). Na prática houve uma grande perda de renda disponível para os mais pobres, agravada pelo desemprego.

As cenas de fome nas cidades e o crescimento da miséria —em julho de 2021 cerca de 13% da população vivia com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 261 mensais, o maior percentual em uma década— expõem o drama social.

Embora, segundo estimativas do Banco Central, quase 70% da inflação de 2021 possa ser atribuída a fatores externos —alta das matérias-primas e variação do câmbio—, a desconfiança quanto à política econômica amplificou a pressão.

Num ano em que os preços de itens exportados pelo país, caso de minério de ferro e soja, dispararam no mercado internacional, seria esperado que o dólar caísse. Não foi o que ocorreu, sobretudo depois que o governo burlou os limites de gastos públicos para bancar a agenda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O resultado foi a disparada do câmbio e das expectativas de inflação, o que obrigou o BC a ampliar o choque dos juros, que já chegam a 9,25% e atingirão dois dígitos em janeiro. Não por acaso as projeções de crescimento para 2022 caem continuamente.

O combate à inflação ocupa os principais bancos centrais do mundo. No caso dos EUA, o Federal Reserve já indicou que subirá a taxa básica com mais rapidez e retirará liquidez dos mercados. Mesmo assim, a política monetária permanece favorável ao crescimento e espera-se convergência às metas.

No Brasil, além das dificuldades de sempre, como a indexação que alonga o impacto do choque de preços, é mais difícil obter essa convergência quando há incerteza em relação à responsabilidade fiscal. O custo social é bem maior que alhures. Essa parte da conta pode ser atribuída a Bolsonaro.

Valor Econômico

Bolsonaro nada faz contra mais um onda da covid-19

Nenhum poder da República se mostrou capaz de fazer Bolsonaro cumprir as determinações constitucionais que exigem a proteção ao direito à vida e à saúde dos brasileiros

A quinta variante da covid-19, a ômicron, é a recordista em propagação e em furar o bloqueio das vacinas. Três milhões de pessoas foram infectadas por dia no mundo, um recorde até agora, e a curva de casos no Brasil, onde a ômicron já é predominante, apontou para cima de novo. A experiência acumulada na pandemia é suficiente para enfrentar um vírus de menor taxa de letalidade, mas não para deter a nova corrida aos hospitais e postos de saúde que, por sua vez, começam a ficar gravemente desfalcados pela contaminação de médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Já o presidente Jair Bolsonaro, 620 mil mortes depois, segue preocupado com seus fantasmas particulares – até mesmo uma farsesca supernotificação de casos de covid-19 – enquanto o Ministério da Saúde vive apagão de dados há um mês.

A nova onda da covid-19 pode ser um problema eleitoral para Bolsonaro – que só pensa nisso. A primeira reação do presidente, no entanto, não é tomar providências e enfrentar da melhor maneira possível o vírus, mas criticar as soluções disponíveis, que mostraram eficácia. Foi assim desde o começo, quando a “gripezinha” vislumbrada pelo presidente se transformou em uma hecatombe, com o país exibindo o segundo maior número de mortes do mundo. Mas as mortes, o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde e o enorme e dedicado esforço das redes públicas e privadas de saúde nada significaram para Bolsonaro, que se supera em demonstrar quanto sua ignorância pode ser destrutiva.

Quanto mais os problemas se avolumam e, com eles, a possibilidade dele ser ejetado da Presidência em outubro, mais Bolsonaro se agita em ataques paranóicos. Em entrevista à Jovem Pan, advertiu que “já vejo ensaio de governadores querendo fechar tudo novamente”, provavelmente em alusão às medidas preventivas necessárias contra aglomerações no carnaval que começam a ser tomadas. O presidente disse que se isso ocorrer haverá uma “rebelião”, sem que haja “Forças Armadas suficientes para a garantia da ordem”.

Os meios recomendados pela expertise médica do presidente – o nefasto kit covid – foram desacreditados pela ciência. O que Bolsonaro sugere agora? Nada, fora a imunidade de rebanho que sempre pregou. “Eu desconheço uma autoridade que tenha adotado a minha linha. Será que eu sou o único certo? Será que eu sou a pessoa que andou falando absurdos? A realidade vai caindo”, disse na entrevista. Os recuos sucessivos na confiança e intenção de voto nas pesquisas, apontam que a realidade de fato desaba, mas sobre a cabeça do presidente.

Bolsonaro ontem voltou à sua cantilena e disse que a ômicron é “bem-vinda” por ser de baixa letalidade e sinalizar o fim da pandemia, aparentemente mimetizando declarações de cientistas sérios, que dizem algo diferente e circunstanciado. Em primeiro lugar, embora a ômicron drible vacinas, os vacinados são os que se saem melhor da infecção. A diferença entre o imunizado e o não vacinado é “brutal”, segundo a cardiologista Ludhmila Hajjar, desconvidada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a ocupar um posto avançado no combate à pandemia por seu espírito crítico à charlatanice bolsonarista. “As UTIs estão atualmente só com casos de Covid entre os não vacinados”, disse a “O Globo” (ontem). “Os imunizados dificilmente passam do atendimento ambulatorial”.

Ontem o presidente recomendou a Queiroga a divulgação de casos de efeitos colaterais das vacinas. Voltou também a desdenhar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, tema de sua investida calhorda contra a Anvisa, sugerindo interesses escusos em favor da imunização infantil. Antonio Barra Torres, diretor-presidente da agência, exigiu em comunicado que o presidente apresentasse provas de corrupção ou se retratasse.

Bem no seu estilo, Bolsonaro manteve o que insinuou. “Não quero acusar a Anvisa de absolutamente nada. Agora, que tem alguma coisa acontecendo, não tem a menor dúvida que tem”, afirmou. Houve corrupção de fato, mas na Saúde, quando um governo visceralmente contra vacinas abrigou esquemas de propinas para sua obtenção. Bolsonaro soube disso por um deputado e nada teria feito. E é acusado de prevaricação em processo sugerido pela CPI da Covid.

Há tempos o presidente representa um risco à saúde pública, mas nenhum poder da República se mostrou capaz de fazê-lo cumprir as determinações constitucionais que exigem a proteção ao direito à vida e à saúde dos brasileiros.

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (27/02/2024)

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (18/01/2024)

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (17/01/2024)

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais (17/11/2023) MANCHETES DA CAPAO...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais (14/11/2023) MANCHETES DA CAPAO...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!