William Waack: Presidencialismo de treta permanente

Os Poderes brigam entre si sem que se definam os limites de cada um

O que parecia sinal sutil do “arranjo institucional” brasileiro virou evidência escancarada. O poder de mando espalhou-se por várias instâncias e a figura que mais atrai a atenção do público, a do presidente da República, sob Jair Bolsonaro perdeu importância relativa.

As atuais inéditas prerrogativas do Legislativo criaram a figura de dois primeiros-ministros: os presidentes da Câmara e do Senado. Individualmente ou em conjunto fazem avançar ou paralisam qualquer assunto, relevante ou não, por briga entre eles ou não, de interesse público ou não – com preferência para os interesses próprios.

São “moderados” em parte pelo STF que “modera” também o Executivo. Por desígnio ou circunstâncias políticas o Supremo interfere em assuntos do Legislativo e do Executivo. Às vezes através de decisões monocráticas referendadas em plenário por um espírito de corpo que os ataques de Bolsonaro à instituição só ajudaram a consolidar.

Esse permanente conflito entre os Poderes se expandiu. O mais recente – STF x procurador-geral da República – tem como pano de fundo sério dilema institucional que se agravou desde a Lava Jato. Ambos, STF e PGR, são plenipotenciários. O PGR é o dono das ações penais, investiga ou arquiva o que quiser. É então um poder soberano (como o STF) que mantém sua última palavra, quando ninguém poderia estar acima da corte constitucional?

O que está em disputa no cenário inteiro é quem impõe limites a quem. “A democracia tem de resolver isso”, diz o professor de Direito Lenio Streck, que vem apontando para essa “profusão” de poderes de mando. Ocorre que a democracia brasileira parece muito distante de resolver qualquer questão fundamental, começando pelo sistema de governo, cujo desenho original foi piorado pelas inépcias políticas de Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.

Assim, é possível antecipar que já no dia 2 de outubro do ano que vem, data do primeiro turno das eleições, se terá uma ideia bem clara de como será o governo ainda antes de surgir o vitorioso na corrida ao Planalto (eleição em dois turnos continua sendo a hipótese mais provável apesar das recentes pesquisas ampliando o favoritismo de Lula). É que nesse 2 de outubro estarão definidas as maiores bancadas na Câmara e, portanto, os caciques mais poderosos.

“Presidencialismo de coalizão” perdeu uso prático como definição desse sistema de conflitos em propagação. Com a cooperação decisiva de Jair Bolsonaro, a figura forte que sairá com milhões de votos de um pleito plebiscitário vai queimá-los num novo regime. É o da treta permanente. (O Estado de S. Paulo – 16/12/2021)

WILLIAM WAACK, JORNALISTA E APRESENTADOR DO JORNAL DA CNN

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!