Cristovam Buarque: Vitalidade e inclusão

Na próxima semana o Brasil atravessará o último Sete de Setembro de seu segundo centenário como nação independente. Olhando para trás, há do que se orgulhar: a consolidação do quinto maior território do mundo, a sexto maior em população, a economia entre as dez maiores, o país integrado pelo idioma, redes de assistência social, de saúde, de educação, de comunicação, de transporte, uma moeda equilibrada e um sistema político democrático.

Mas, olhando o presente, há razões para se assustar: a economia em recessão persistente há anos, desemprego elevado, pobreza gritante, concentração de renda, educação e saúde sem qualidade e desiguais conforme a renda e o endereço, cidades degradadas, florestas queimadas, rios moribundos, pessoas famintas, jovens emigrando, violência generalizada, descrédito nas instituições. O primeiro ano do terceiro centenário se inicia sob incertezas, em um clima de desconfiança em relação ao futuro. O país atravessando um sentimento de decadência.

O Brasil precisa enfrentar seu novo século de história buscando coesão e rumo que permitam dar vigor econômico e promover inclusão social. Isto só ocorrerá se compormos propósitos unificadores, pactos olhando o futuro.

Pacto pela superação do vergonhoso quadro de pobreza que caracteriza a realidade em que vive nossa população, também pelo emprego e a distribuição de renda. Pacto pela eficiência econômica e para garantir competitividade no mundo global, também pelo necessário avanço científico e tecnológico. Pacto pela infância e pela educação de base com qualidade para todos, sem distinção de gênero, cor, renda, endereço. Pacto pela juventude, trazendo-lhe esperança, confiança e desejo de viver no Brasil e aqui construir uma nação. Pacto pela paz nas ruas e pela convivialidade nas cidades. Pela proteção de nossas riquezas naturais e culturais, a manutenção do valor de nossa moeda, a garantia das liberdades e das instituições democráticas.

Se formos capazes disto, o terceiro centenário será o tempo da consolidação da nação brasileira, tanto quanto os dois séculos anteriores foram tempo de consolidação do território e da infraestrutura básica. Se não formos capazes desta unidade nacional, caminharemos para aprofundar a decadência das últimas décadas perdidas, podendo até mesmo perder as conquistas até aqui. Sem um grande pacto nacional que unifique aquilo que temos em comum, corremos o risco de sair da decadência para a desagregação social e territorial. O terceiro centenário seria o último do Brasil Grande a que temos direito de sonhar. Ainda! (Blog do Noblat/Metrópoles – 04/09/2021)

Cristovam Buarque foi senador, ministro e governador

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!