CPI: Alessandro Vieira quer convocação de Ana Cristina Valle, ex-mulher Bolsonaro

Diálogos de investigação do Ministério Público Federal no Pará indicam que a pedido de lobista Ana Cristina teria exercido influência em processo de escolha de defensor público (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou um requerimento, dirigido ao presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM),  propondo a convocação de Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro. O senador argumenta que diálogos apontam a possível atuação de Ana Cristina na intermediação de interesses de lobistas diante de autoridades públicas.

Mensagens eletrônicas extraídas de um celular, em posse da CPI, de acordo com o requerimento, indicam que a pedido do lobista Marconny Faria, a ex-mulher do presidente da República entrou em contato com o Palácio do Planalto para “exercer influência” no processo de escolha do Defensor Público-Geral Federal junto a Jorge Carvalho, então ministro da Secretaria Geral da Presidência e atual ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).

Marconny Faria atuou como lobista da empresa Precisa Medicamentos, uma das principais investigadas pela CPI, envolvida na tumultuada negociação de compra da vacina Covaxin. As mensagens tiveram origem em material sigiloso enviado pelo Ministério Público Federal no Pará, parte de uma investigação sobre desvios de recursos públicos em órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!