Eliziane rebate Barros e diz que governo agiu de forma dolosa durante a pandemia

Negociação com picaretas ansiosos por propina em vez de grandes laboratórios fabricantes de vacina atrasou imunização no país, avalia senadora

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) rebateu nesta quinta-feira (12,), em sua rede social, a declaração do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, de que a CPI da Pandemia “atrapalha” a compra de vacinas.

“Quem afastou as vacinas do Brasil foi o governo que dolosamente atrasou a negociação com laboratórios, como a Pfizer, para negociar com picaretas ansiosos por propina”, criticou a parlamentar, integrante da Bancada Feminina.

Para a senadora, Ricardo Barros, considerado suspeito pela CPI por suposto envolvimento na intermediação da compra da vacina Covaxin, mentiu em seu depoimento à comissão.

“Mentiu, tentou mudar os fatos, mas suas digitais estão no contrato superfaturado da Covaxin. E o presidente Bolsonaro sabe disso”, afirmou Eliziane Gama.

Ela se referiu à declaração do deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) de que Bolsonaro citou o nome de Barros ao ouvir dele as denúncias de irregularidades sobre a Precisa, empresa intermediária na negociação do Ministério da Saúde para a compra de doses da vacina Covaxin.

O líder do Governo negou à Comissão Parlamentar de Inquérito que tenha relação com Francisco Maximiano, dono da Precisa, e a Covaxin.

Doenças Raras

Ricardo Barros é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter beneficiado a Global, empresa do grupo Precisa, na compra de medicamentos para tratamento de doenças raras na época em que ocupava o Ministério da Saúde no governo Michel Temer.

A empresa contratada por Barros também é de propriedade de Francisco Maximiano.

A sessão da CPI desta quinta foi suspensa e o deputado Ricardo Barros deve prestar novo depoimento à comissão, desta vez na condição de convocado e não mais de convidado.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!