CPI da Pandemia: Eliziane Gama defende convocação de Braga Netto

Para a senadora, o depoimento do general é importante porque ele comandou o chamado ‘Gabinete  de  Crise’ do governo federal para as ações de combate à pandemia de Covid-19 quando chefiava a Casa Civil (Foto: Reprodução/GloboNews)

Em entrevista ao jornal Em Ponto da GloboNews (veja aqui) nesta quarta-feira (04), a líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), defendeu a convocação do ministro da Defesa, Braga Netto, para depor na CPI da Pandemia.

Para a senadora, o depoimento do general à comissão é importante porque ele comandou o chamado ‘Gabinete  de  Crise’ do governo federal para as ações de combate à pandemia de Covid-19.

“Ninguém está acima da lei e pau que bate em Chico, bate em Francisco. Não estamos chamando o ministro da Defesa, estamos chamando alguém que é ex-ministro da Casa Civil e que comandou na verdade um gabinete de enfrentamento da pandemia”, disse Eliziane Gama, ao considerar que a presença de Braga Netto é pertinente com as investigações da CPI.

“Não posso ouvir por que, não posso chamar por que, porque é ministro da Defesa. O que o exime? Qual a diferença entre um ministro da Defesa para um ex-ministro-chefe da Casa Civil?. Não há do ponto de vista da administração pública nenhuma diferença [que impeça a convocação]”, completou Eliziane Gama.

Segundo ela, o requerimento de convocação de Braga Netto foi retirado nesta terça-feira (03)  pelo  autor da proposta, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), ‘por uma questão estratégica’ e já reapresentado ontem mesmo pelo parlamentar para ser votado pela CPI.

“Tem que ser convocado, tem que ser chamado. Ele precisa comparecer à comissão para nos municiar das informações que nós precisamos para ter um relatório conclusivo, em nome da Justiça. Ele aqui na CPI terá o amplo direito de fazer a sua defesa. Vamos estar muito atentos a isso [aprovação da convocação]”, afirmou Eliziane Gama.

Braga Netto, se a CPI aprovar a convocação, terá que responder, entre outras questões, a acusação de “inércia  e  negligência  na  coordenação  do ‘Gabinete  de  Crise’  para articular  e  monitorar  ações  interministeriais  de  enfrentamento  ao coronavírus”

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!