Fernando Gabeira: Sem medo de militares

São tempos duros, talvez os mais difíceis, porque conjugam o devastador governo Bolsonaro com uma terrível pandemia.

Consegui sobreviver, trabalhando diariamente. Por volta das 20h, quando cessam minhas tarefas, como um sanduíche e vou-me embora do Brasil. Através dos livros e documentários, percorri outros países e épocas. Acompanhei a crise dos anos 20 na Europa e a efervescência intelectual do continente. Vi conferências, como a de Max Weber, em Munique, sobre a ciência. Aprendi a respeitá-la, mas também a reconhecer seus limites, definidos por Tolstói: “Quem somos nós, o que devemos fazer?”. Uma pergunta que nem a ciência nem a política respondem. Nada nos alivia da decisão de como viver nossa vida.

No entanto, em tempos de pandemia, a ciência pode evitar nossa morte. Por isso tornou-se o farol em tempos de obscurantismo sanitário.

Percorri de novo os horrores do nazismo, da colonização europeia na África, as histórias de mutilações que os belgas levaram ao Congo, o coração das trevas, descrito por Conrad.

Acompanhei, dentro dos detalhes possíveis, o romance de um intelectual seduzido pelo nazismo e uma judia. Ele, acreditando que a morte é a realidade que faz o humano; ela, afirmando que é o fluxo de renascimento que nos define.

Nem sempre saí do Brasil para o exterior. Às vezes, parti em busca de outras épocas em nosso território. As viagens noturnas não são uma fuga da realidade. Não divido o dia entre dor e alívio noturno. Nem sempre, depois de contar mortos por Covid-19, animais carbonizados e medir a área destruída da floresta, busquei o paraíso.

Não era essa a ideia. A reorganização da vida buscava descrever os horrores diurnos e refletir à noite sobre as condições necessárias para que nunca se repetissem, no Brasil, sobretudo governos de extrema-direita, já que pandemias são mais difíceis de evitar.

Confesso que ainda estou tateando na busca da resposta. No entanto creio que é um debate essencial, sobretudo num país tão seduzido por retropias. Há sempre um passado idílico para o qual se quer voltar.

Um ponto de apoio para o futuro deve ser uma ampla inclusão. Foram caminhos excludentes que semearam a ascensão da extrema-direita no mundo. Não me refiro apenas aos que foram deixados para trás pela globalização. Mas também pelos insatisfeitos com os serviços do Estado, com o funcionamento da democracia, como vimos nas ruas em 2013. O próprio universo cultural talvez tenha de se abrir mais para os que se sentem excluídos nos debates que lhes parecem esnobes e distantes de seu cotidiano.

Esse é apenas um ponto do debate. Nesta semana ficou mais uma vez claro que a redemocratização deixou de lado a questão militar. É preciso impedir que as Forças Armadas degenerem em partido político.

Nesse particular, é urgente que o Congresso brasileiro compreenda a urgência da volta aos quartéis e proclame uma decisão quase tão importante quanto as Diretas no fim do século passado. Os militares precisam deixar os cargos civis e, enquanto isso não acontecer, aceitar a ideia de que são funcionários como os outros, sujeitos à transparência e à suspeição em caso de desvios.

Corremos o risco de criar um partido armado até os dentes, o que significaria um gigantesco retrocesso, a verdadeira retropia sonhada por Bolsonaro.

Na semana passada, as Forças Armadas lançaram uma nota intimidando o Congresso. Não é razoável pedir nossos votos quando se tem medo da ameaça de militares. Também não é razoável afirmar que há um lado corrupto nas Forças Armadas, mas sim apenas alguns indivíduos que se tornaram suspeitos.

É preciso equilíbrio e firmeza, embora essas duas qualidades se confundam. Equilíbrio na crítica e firmeza na luta para remetê-los a suas funções constituicionais.

Aos poucos, vamos aprender a dizer “nunca mais” para regimes autoritários no Brasil. (O Globo – 12/07/2021)

Fernando Gabeira, jornalista

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!