Eliziane Gama quer vedar repasse dos custos associados aos beneficiários da tarifa social de energia elétrica

‘Por questão de justiça social, os consumidores com menor poder aquisitivo devem ser eximidos do pagamento desses custos’, diz a senadora (Foto: Reprodução/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), protocolou emenda à Medida Provisória 1055/2021, que estabelece medidas para enfrentar os impactos da crise hídrica na garantia do suprimento de energia elétrica este ano.

O texto da MP já afirma que as medidas terão custos a serem repassados para os consumidores.

“Julgamos que, por questão de justiça social, os consumidores com menor poder aquisitivo devem ser eximidos do pagamento desses custos”, defende a senadora.

A emenda ressalta que os consumidores, beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, já não pagariam integralmente os custos associados às medidas decorrentes da MP.

Eliziane Gama quer que os consumidores beneficiários da tarifa – os mais vulneráveis social e economicamente – não paguem um centavo sequer dos custos das medidas destinadas a garantir o suprimento de energia elétrica.

“Devemos observar que esses consumidores já consomem uma quantidade pequena de energia elétrica e eles não têm como reduzir o seu consumo sem prejudicar o seu conforto, quase inexistente, e as atividades básicas de higiene e alimentação do dia a dia”, ressalta a parlamentar.

A matéria foi enviada à Câmara dos Deputados no último dia 28 de junho e estabelece regras excepcionais para a gestão hídrica, com medidas emergenciais para a otimização do uso dos recursos hidroenergénético para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica, a fim de garantir a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético no País. (Assessoria da parlamentar)

VEJA TAMBÉM

https://cidadania23.org.br/2021/06/29/luz-mais-cara-familias-vulneraveis-precisarao-de-protecao-diz-eliziane-gama/

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!