Queiroga escancara falta de autonomia como ministro, ao ser confrontado por Eliziane Gama

Ministro da Saúde muda versão para justificar motivo de o ministério não contratar a médica Luana Araújo (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao ser questionado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) nesta terça-feira (08), em depoimento na CPI da Pandemia, escancarou a sua falta de autonomia ao apresentar nova versão sobre os motivos que levaram o Ministério da Saúde a não contratar a médica infectologista Luana Araújo para a Secretaria de Enfrentamento à Covid da pasta.   

Depois de sugerir que anteriormente em depoimento à comissão de que Luana não passou pelo crivo político, Queiroga,  ao ser pressionado pela senadora do Cidadania, assumiu a responsabilidade no lugar do Palácio do Planalto.

 “A saída [da médica] foi uma decisão política minha”, disse.

Eliziane Gama, então, insistiu:

“Não uma imposição da Casa Civil? Então, alguém mentiu aqui: o senhor ou ela [Luana]”, alertou Eliziane Gama.

“Capitã Cloroquina”

Queiroga também deixou claro também a sua falta de autonomia quando questionado por que ainda não demitiu a médica  Mayra Pinheiro, apelidada de “Capitã Cloroquina”, do cargo  de secretária de Gestão do Trabalho e Educação no Ministério da Saúde.

“O senhor sofre alguma pressão do governo para que ela permaneça no cargo?”, indagou a senadora.

O ministro, no entanto, voltou a não apresentar resposta convincente.

Copa América

A senadora maranhense  mostrou irritação quando Marcelo Queiroga reafirmou que a  Copa América pode ser realizada no País, desde que o protocolo técnico do Ministério da Saúde seja cumprido.

“O risco de os jogadores se contaminarem em campo e as  delegações é mínimo. Não há  óbice para a realização dessas partidas”, acrescentou ele.

Eliziane Gama rebateu Queiroga argumentando que o País ainda enfrenta a segunda onda de contaminações pela Covid e corre o risco de uma terceira.

“Ministro, estamos falando de uma massa de torcedores que vai se mobilizar nos bares, nas ruas. Mesmo assim, o senhor considera normal a realização dessa copa no Brasil, num período onde nós nem saímos da segunda e já estamos a caminho da terceira onda da pandemia?”, criticou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!