Aprovado pedido de Eliziane Gama para que Queiroga dê explicações sobre Copa América

“Os dados apontam que dezoito estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%, o que coloca o país em estado de atenção de saúde pública”, alerta a senadora no requerimento (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

 A Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (07) requerimento da líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), para que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, encaminhe ao colegiado informações sobre estudo técnico-científico que possibilite  a realização da Copa América no Brasil, mesmo diante da grave crise sanitária provocada pela pandemia do coronavírus.

A parlamentar solicita que Queiroga informe os protocolos de saúde que serão postos em prática durante os jogos; estudos sobre as novas variantes do coronavírus identificadas no País; pesquisas que associem o risco de novas contaminações com a realização da Copa América; e apresente, inclusive,  levantamento atualizado de profissionais disponíveis e de  leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Na justificação do documento, Eliziane Gama lembra que a Argentina desistiu de sediar o evento em conseqüência do agravamento da pandemia no País, cuja ocupação de UTI chegava a  76,5%.

Terceira onda

No entanto, apesar da crise sanitária no Brasil apontar para uma nova onda de contaminação de Covid-19, o governo Bolsonaro é favorável a realização da Copa América e deu aval a Conmbol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para o País ser sede do torneio continental.  

“Os dados apontam que dezoito estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%, o que coloca o país em estado de atenção de saúde pública. Insistir em sediar estes jogos é  ir na contramão da ciência e dos alertas feitos pelo próprio ministro Marcelo Queiroga sobre uma provável terceira onda da Covid-19 no Brasil”, criticou Eliziane Gama.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!