Senadores criticam decisão de livrar Pazuello de punição por participação em ato político

Para Eliziane Gama, decisão é ‘grave’,  ‘apequena’ o Exército e desrespeita as normas militares; Alessandro Vieira diz que sob o governo Bolsonaro há ‘politização das Forças Armadas e das polícias’ (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Os senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) criticaram a decisão do comando do Exército, anunciada nesta quinta-feira (03), de não punir o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, em procedimento interno da Força para apurar se ele cometeu transgressão militar pela participação em ato político de apoio ao presidente Jair Bolsonaro em maio, no Rio de Janeiro.

“Politização das FA [Forças Armadas] e das polícias, negacionismo homicida, boçalidade e mentira como método de governo,  pandemia descontrolada e fome. Os problemas do Brasil seguem aumentando, mas vamos manter o foco: SALVAR VIDAS e evitar que o desastre se repita. E ele tem nome: Jair Bolsonaro”, escreveu Alessandro Vieira, líder do partido no Senado, em seu perfil  no Twitter.

Para Eliziane Gama, a decisão é ‘grave’,  ‘apequena’ o Exército e desrespeita as normas militares.

“Ao não punir Pazuello, o Exército se apequena e ,mais, afronta a Constituição ao permitir a  partidarização de um militar da ativa, algo vedado pela nossa Lei Maior. É um desrespeito. Forças Armadas devem defender o País e não governos”, postou a senadora em rede social.

O procedimento interno do Exército apurava a participação de Pazuello no ato de apoio a Bolsonaro no dia 23 de maio. Sem máscara, o general participou de um passeio de moto em apoio ao presidente. Ele subiu com Bolsonaro no carro de som usado como palanque e falou ao microfone, saudando os apoiadores.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!