Daniel Coelho manifesta apoio à quebra de patentes de vacinas contra a covid

O vice-líder do Cidadania na Câmara, deputado federal Daniel Coelho (PE), manifestou apoio, nesta quinta-feira (6), à quebra de patentes de vacinas contra a covid-19. Coelho lembrou que o Brasil já liderou esse caminho, quando passou a produzir remédio anti-Aids controlado por um único laboratório à época.

“A estabilidade jurídica é algo essencial para uma economia saudável. Porém, há momentos, onde a defesa da vida está em jogo. O Brasil já foi líder na quebra de patentes para medição de HIV e na luta pelos genéricos. Precisamos apoiar a quebra de patentes para vacina contra COVID”, disse o parlamentar.

Nesta quarta-feira (5), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou apoio à suspensão de patentes de imunizantes contra covid-19. A União Europeia também sinalizou disposição para tratar do assunto.

Com a suspensão, fabricantes de todo o mundo terão acesso aos conhecimentos para fabricar as vacinas, aumentando a produção e a velocidade de imunização. A decisão isolou mais uma vez o governo Bolsonaro, que é contrário à abertura e tenta barrar a proposta na Câmara dos Deputados.

“Mais uma vez graças a Bolsonaro, o Brasil fica isolado na contramão de seus maiores parceiros internacionais. Recusou aliança com a Índia pela suspensão de patentes e agora vê os EUA de Biden se juntarem a esse movimento por mais vacinas na OMC”, destacou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!