Vereadora Lohanna França defende distribuição de absorventes para estudantes em Divinópolis

A vereadora do município de Divinópolis (MG), Lohanna França (Cidadania), apresentou um projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes da rede pública municipal e mulheres em vulnerabilidade social da cidade. A proposta também é assinada pela vereadora Ana Paula do Quintino (PSC).

“Muitas meninas faltam às aulas no período menstrual por falta de dinheiro para comprar absorvente. Algumas mulheres acabam sem escolha, chegando a usar miolo de pão para conter o fluxo”, comentou Lohanna.

Os absorventes higiênicos devem ser fornecidos pelo município em quantidade adequada às necessidades das estudantes. A ideia é instalar máquinas de reposição nos banheiros das escolas públicas. 

Já as mulheres em vulnerabilidade social devem estar cadastradas em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Divinópolis. Terão direito as mulheres inseridas em famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total.

Pobreza menstrual 

Ao justificar o projeto, as vereadoras citaram uma pesquisa realizada em vários países, incluindo o Brasil. O estudo revelou que 19% das mulheres entre 18 e 25 anos não possuem acesso aos absorventes higiênicos devido ao preço elevado do produto. 

Elas ainda alegam que a proposta surge para debater os efeitos que a falta de saneamento básico, de dinheiro e de acesso aos absorventes causam à saúde e no dia a dia da mulher.

(Com informações do Estado de Minas – 05/05/2021)

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (15/04/2024) MANCHETES DA...

O fascínio ideológico pelo modelo da China

NAS ENTRELINHAS‘Mandarinato vermelho’ promove capitalismo em plena expansão, em...

Dos delitos e das penas, as razões da saidinha

NAS ENTRELINHASO fim das saidinhas é uma vingança coletiva...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (12/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!