Ao falar da Covid, ministro da Defesa parece estar fora da realidade, avalia Rubens Bueno

Para vice-presidente do Cidadania, dizer que país não falhou no combate à Covid é desrespeito às famílias das vítimas

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) afirmou nesta terça-feira (4) que o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, demonstrou, assim como grande parte do governo, estar fora da realidade ao declarar em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara que “o Brasil não falhou no combate à Covid”.

“Ninguém esperava que o ministro fosse admitir que a culpa por chegarmos a mais de 400 mil mortes pela Covid é do governo. Mas poderia, ao menos, admitir que aconteceram erros na gestão dessa crise, ainda mais que um general (Pazuello) ocupou o posto de ministro da Saúde e agora está tentando escapar de depoimento na CPI. Frases como a do general Braga Neto ou soam como desrespeito às famílias das vítimas ou mostram que ele está fora da realidade”, disse Rubens Bueno.

O deputado também considerou como evasivas algumas respostas do ministro à suas perguntas. Rubens Bueno questionou Braga Neto sobre o gasto pessoal crescente das Forças Armadas, que no ano passado bateu a marca de R$ 108 bilhões. O general alegou que não houve aumento para os militares e sim “uma reestruturação”.

Braga Netto também não respondeu outra pergunta do deputado, que questionou sobre o fato de no dia 23 de abril de 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ter afirmado, em entrevista ao programa Alerta Nacional, da TV A Crítica, que conversava com os seus 23 ministros sobre um plano de colocar as Forças Armadas nas ruas contra medidas de isolamento social tomadas por governadores e prefeitos.

“Qual é a atual fase de discussão do plano mencionado pelo presidente? Ele já está sendo planejado ou desenvolvido? Qual o posicionamento do Ministério e do Comando das Forças Armadas sobre o plano?”, questionou Rubens Bueno.

Braga Netto se limitou a dizer que não comenta declarações do presidente da República e sugeriu aos parlamentares que façam essa pergunta para Bolsonaro.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!