Comissão aprova convite de Eliziane Gama para Wajngarten falar sobre negociações com a Pfizer

Para senadora, ex-secretário de Comunicação precisa esclarecer os reais motivos que levaram o governo a recusar, várias vezes, a compra do imunizante contra a Covid-19 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A  Comissão Temporária da Covid-19 aprovou nesta segunda-feira (03)  requerimento da líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), no qual a parlamentar pede  o comparecimento do ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo, Fábio Wajngarten, para falar no colegiado sobre as negociações para a compra da vacina Pfizer anticovid.

Em entrevista à revista Veja, dia 22 de abril,  Wajngarten afirmou que a vacina só não foi comprada no ano passado por culpa da “incompetência e ineficiência” do Ministério  da Saúde.

“O ex-secretário de Comunicação culpa [o ex-ministro da Saúde] Pazuello, mas é preciso que ele faça novas revelações. É preciso saber os reais motivos que levaram o governo a recusar, várias vezes, a compra do imunizante, apesar da disposição da farmacêutica em negociar. É preciso deixar claro que essa irresponsabilidade contribuiu para o atraso na vacinação da população”, criticou Eliziane Gama.

Ainda não há data prevista para que a audiência com Wajngarten seja realizada.

“Virar Jacaré…”

Eliziane Gama lembrou que antes de se decidir pela compra das cem milhões de doses da Pfizer contra a Covid-19, em abril deste ano,  o presidente Jair Bolsonaro, além de questionar os termos do contrato, e lançou dúvidas sobre os efeitos da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer/BioNtec. Bolsonaro chegou a dizer a um apoiador: “Se você quiser virar jacaré, é problema seu”.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!