Eliziane Gama questiona Saúde sobre dados do TCU apontando falta de recursos para o combate à Covid em 2021

O documento — divulgado na semana passada e ainda não votado pelos ministros do tribunal  — mostra que estados e municípios não haviam recebido nenhum repasse até o fim de março para lidar com a crise sanitária (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), questionou na Comissão Temporária da Covid-19, nesta quinta-feira (22), técnicos do Ministério da Saúde sobre o relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) indicando que o governo federal não reservou dinheiro para o enfrentamento da pandemia do coronavírus em 2021.

O documento — divulgado na semana passada e ainda não votado pelos ministros do TCU  — mostra que estados e municípios não haviam recebido nenhum repasse até o fim de março para lidar com a crise sanitária.

“A gente sabe que, para qualquer tipo de ação que a gente faça, é preciso priorizar no Orçamento público. O governo federal garantiu as condições mínimas orçamentárias para que realmente nós pudéssemos fazer esse enfrentamento da crise, em relação ao enfrentamento da pandemia no Brasil?”, questionou a senadora, durante a audiência para debater dificuldades de estados e municípios no combate à pandemia.

O coordenador-geral de Controle de Sistemas e Serviços de Saúde do Ministério da Saúde, Josafá dos Santos, apontou limitações orçamentárias, mas afirmou que o governo federal não deixou os estados e municípios desassistidos.

“A gente vem trabalhando com medida provisória, recurso de caráter extraordinário, para a gente conseguir manter o financiamento desses leitos de UTI. Então, como a gente colocou lá atrás, a gente aportou recursos no final do ano, já prevendo a continuidade dessa pandemia. O ministério não deixou de fazer a parte dele”, afirmou.

Ao responder a pergunta da senadora, Messias Alves Trindade, diretor da Secretaria de Controle Externo do Ministério da Saúde, admitiu que ‘uma confluência de fatores’ contribuiu para o combate à pandemia não ter ‘maior êxito’.

“Eu acho que é uma confluência de fatores em que talvez todos eles, à sua maneira e à sua intensidade, contribuíram para que o enfrentamento da pandemia não lograsse maior êxito. Por isso que é difícil fazer um vínculo muito direto. O não cumprimento dessas medidas contribuiu para ter o aumento dos casos? É uma análise mais difícil de fazer, temos que ser cuidadosos. Acho que uma confluência de fatores contribuiu para isso”, disse.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!