IRPF: Câmara confirma prorrogação até 31 de julho e projeto de Rubens Bueno segue para sanção

O plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de lei (PL 639/2021) do deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) que prorroga por 90 dias o prazo final para a apresentação junto à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Com isso, as declarações podem ser apresentadas até 31 de julho de 2021. A matéria segue para a sanção presidencial.

Pelo projeto, o cronograma mensal da restituição do imposto de renda permanece o mesmo e terá início a partir de 29 de maio de 2021, conforme calendário a ser definido pela Receita Federal.

“Se no ano passado a Receita prorrogou o prazo por 60 dias por causa da pandemia, neste ano a situação é muito mais grave. Então nós propusemos os 90 dias e agradecemos o apoio de todos os parlamentares que ajudaram a aprovar esse projeto que com certeza trará mais tranquilidade para os contribuintes neste momento de crise”, disse Rubens Bueno durante a sessão da Câmara que aprovou a proposta.

Na última segunda-feira, a Receita Federal, após a aprovação do projeto no Senado, anunciou a prorrogação até 31 de maio. No entanto, a Câmara manteve a votação do projeto e referendou a prorrogação por 90 dias.

“Agora aguardamos a sanção presidencial e esperamos que o presidente não vete o projeto, pois o Congresso já demonstrou que é amplamente favorável a proposta”, disse o autor do projeto.

Pelo texto aprovado, quem tem imposto a pagar deve saldar o valor em seis parcelas que devem ser quitadas até 31 de dezembro de 2021.

“Esse projeto é mais uma medida de prevenção ao alastramento do coronavírus e também um reconhecimento as dificuldades que os brasileiros estão passando para cumprir em prazo curto a apresentação da declaração. Imagine, em meio a pandemia, as pessoas terem que sair às ruas em busca de notas fiscais e outros documentos. Esse seria mais um caminho para a contaminação, que é o que não queremos”, reforçou Rubens Bueno, que também é autor de projeto que corrige a tabela do imposto de renda para acabar com a defasagem de cálculo e diminuir o valor pago pelos contribuintes.

O deputado lembrou ainda que vários atores econômicos estão impossibilitados de manter seu funcionamento normal, o que dificulta o acesso de documentos para a declaração e faz com que os contribuintes não tenham tempo hábil para conseguir todas as informações exigidas pela Receita.

“Essa é um reivindicação não só dos contribuintes, mas dos milhares de contabilistas Brasil afora que no meio desta pandemia enfrentam extremas dificuldades para cumprir o prazo curto estabelecido pela Receita Federal em meio a uma crise que assola todo o país”, afirmou Rubens Bueno.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!