Vera Magalhães: 31 de março, Bolsonaro e o escorpião

Chegamos ao nefasto 31 de março em que o golpe militar que ceifou a democracia e nos jogou numa longa noite de 21 anos completa 57. Assistimos à data arriados diante do número de 3.780 brasileiros mortos em 24 horas e diante de uma crise sem precedentes desde o próprio golpe envolvendo as Forças Armadas. O Brasil não tem nada, absolutamente nada, a celebrar nesta quarta-feira.

Ainda assim, não é descartado que Jair Bolsonaro, algum filho, algum ministro, algum deputado ou algum terraplanista que habita o submundo da sua rede de apoiadores da internet decida cuspir na cara de um país enlutado e traumatizado alguma fanfarronice bravateira sobre o golpe de 1964.

Por que seria impossível? Afinal, Bolsonaro ordenou aos quartéis já em 2019 que celebrassem a data. No ano passado, o agora demitido general Fernando Azevedo e Silva assinou uma nota em que dizia que o regime que matou e torturou milhares de pessoas, cassou mandatos, empastelou jornais e sustou eleições teria sido responsável por assegurar a democracia no país!

O “clima festivo” conta ainda com uma mãozinha da Justiça: quase um ano depois do 31 de março de 2020, em que essa nota do ex-ministro foi lida, o TRF da 5ª Região achou por bem acolher um recurso da Advocacia-Geral da União e dizer que tudo bem celebrar.

Mas quais são as Forças Armadas que chegam ao 31 de março? São uma instituição cindida, envenenada pelo bolsonarismo, para o qual ofereceu carona de forma ingênua ou cúmplice. Ou ambas.

Não é dado aos militares, logo a eles, o direito de dizer que não sabiam com quem estavam lidando quando apoiaram Bolsonaro, inclusive com lances de conotação golpista como o tuíte do general Eduardo Villas Bôas ameaçando o Supremo Tribunal Federal em abril de 2018, quando do julgamento do habeas corpus que decidiria se Lula ficaria solto ou preso.

Bolsonaro saiu do Exército pela porta dos fundos, justamente por desafiar a hierarquia e insuflar a base contra os comandantes. Se fez isso quando era um jovem capitão e durante a ditadura, por que não faria quando é o presidente eleito democraticamente?

Um general que já sentiu na pele o ferrão do presidente me disse ontem que Bolsonaro não dará um golpe porque — atenção — “ainda não tem força para incendiar os quartéis”. Ainda! Qual a gravidade de uma avaliação dessas vinda de um general do Exército?

Ela embute a constatação de algo que venho falando e escrevendo desde fevereiro de 2020, quando cunhei o termo “bolsochavismo”: o fato de o bolsonarismo alimentar nas bases das polícias militares e das Forças um fanatismo de apoio ao presidente, inclusive para “medidas extremas”, que passem por cima dos comandos.

A forma humilhante com que o presidente se livrou simultaneamente dos três comandantes das Forças logo depois de despachar Azevedo e Silva deveria ser sinal de alerta para as tropas do que pode acontecer. Mas pode também ser um recado de que está liberada uma sublevação, com endosso do presidente ou de seus apoiadores radicalizados.

São gravíssimas, ainda que não se concretizem, as ameaças (já explícitas, e reiteradas) de uso de instrumentos como decretação de estado de sítio e estado de defesa.

O mesmo general que me disse que “ainda” não haverá fogo nos quartéis terminou assim seu raciocínio: “Mas ele vai esticar a corda ainda mais. É do escorpião”.

Todos conhecemos a fábula do escorpião que usa o sapo para atravessar o rio e, ao desembarcar em segurança, ferroa o motorista. Os militares, Paulo Guedes, Sergio Moro, todos toparam de bom grado oferecer carona ao escorpião Bolsonaro, com a lenga-lenga de que ele seria um democrata, um liberal.

Cada um já levou sua ferroada, umas letais, outras que estão purgando. Quantas vezes mais oferecerão a pele a outra investida? (O Globo – 31/03/2021)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!