Marcus André Melo: Inflexão na política da pandemia

Estratégia federal de associar-se a fatores positivos como auxílio e vacina fracassou frente à crise

A dinâmica política da pandemia sofreu inflexão importante. A emergência sanitária irrompeu no segundo ano do governo e moveu as placas tectônicas da política, afetando tanto seu conteúdo substantivo (a agenda) quanto a forma (estilo de governança). A agenda tornou-se monotemática: como impedir que uma crise social desestabilizadora que poderia levar à queda do governo se instalasse?. Mas a mudança na forma demorou: foi a persistência da cacofonia midiática que produziu a inflexão.

A estratégia do governo foi associar-se a fatores positivos que produzam benefícios tangíveis; em um primeiro momento, ao auxílio emergencial; em um segundo, e que está em curso, à vacinação em massa. Medidas restritivas como lockdowns que produzem custos concentrados e benefícios difusos deveriam ficar a cargo de governadores e prefeitos, que também arcariam com os elevados custos políticos de gestão dos serviços de atenção à saúde em meio a uma emergência.

A disputa federativa envolve a distribuição dos custos e benefícios pela pandemia. É disputa sobre crédito e responsabilidade política.

A pedra no sapato foi Doria por suas iniciativas na área da vacina, o que deflagrou respostas bizarras na forma de críticas à “vacina chinesa” e quejandos. A aposta do governo —a vacina da AstraZeneca, negociada em julho— sofreu atrasos e o governo perdeu o timing; tenta, no momento, recuperar o tempo perdido em um quadro de profundo desgaste político.

Com a federalização da política da vacina —e tendo em vista a expertise do país— defendi, em dezembro, que Bolsonaro levaria o crédito político. Mas ainda não estava configurada uma segunda onda, avassaladora, que tem tido impacto desestabilizador.

A nomeação do novo ministro se insere no processo de abandono paulatino do estilo adversarial do governo a partir de abril de 2020, quando tiveram lugar a aproximação com o centrão e as derrotas do Bolsonarismo-raiz no enfrentamento com o STF. Centrão e “bolsonarismo-raiz” são substitutos, não complementos.

O auxílio emergencial e o escudo legislativo proporcionado pela formação de uma base parlamentar garantiram a travessia do deserto. O desafio agora é de outra ordem de grandeza.

A crescente impopularidade presidencial aponta para um equilíbrio tipping point (ponto de inflexão) deste arranjo. Sua melhor sinalização foi o pedido de demissão do “chanceler-raiz” pelo líder do centrão e o cartão amarelo que sacou para o governo.

Um sinal de que Bolsonaro poderá não ser reeleito deflagrará um efeito manada na sua nova base. Mas como já se disse em relação à Argentina: em nosso país nenhum evento tem probabilidade zero. (Folha de S. Paulo – 29/03/2021)

Marcus André Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA)

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!