Deputadas do Cidadania cobram plano para suprir oxigênio nos hospitais

Paula Belmonte e Carmen Zanotto se reuniram nesta quinta-feira com autoridades e especialistas para discutir risco de escassez e alternativas de fornecimento do insumo (Crédito das fotos: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados)

A pedido da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), a Comissão externa da Câmara dos Deputados de enfrentamento à Covid-19 realizou uma reunião nesta quinta-feira (25) com representantes públicos e especialistas para debater a falta de oxigênio nos hospitais para pacientes com coronavírus.

A situação, segundo a parlamentar, tem preocupado todo o país.

“Nós sabemos que não podemos de maneira nenhuma fazer com que nossos pacientes possam padecer por falta de medicamento, de atendimento e em especial de oxigênio. E eu fico muito triste de ver que nós estamos passando por uma situação quase parecida em Manaus aqui no DF e em outras localidades.”

Paula Belmonte também cobrou mais agilidade e eficiência do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, presente na reunião.

“Em Brasília e em outras localidades, nós estamos vendo compartilhamento de balas de oxigênio, gambiarras e muitas vezes o médico tendo de retardar o uso de oxigênio aos pacientes porque não tem a quantidade adequada para atender, tem de escolher quem vai estar usando aquele oxigênio naquele momento. Que possamos fazer a previsão com mais agilidade e principalmente com mais eficiência”, acrescentou a parlamentar do Cidadania.

Já a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) alertou que a situação tende a piorar e por isso é preciso pressa. Zanotto é relatora da comissão externa.

“A capacidade e a necessidade e reposição de cilindros é muito rápida e nós não temos cilindros em quantitativos suficientes para garantir. É uma situação que está acontecendo em muitos municípios brasileiros e que poderá se agravar porque os pacientes que deveriam ficar nos hospitais de referência devido à falta de vagas, estão indo para os hospitais de pequeno porte”.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!