Nota de pesar – Hélio Fernandes

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, divulgou nesta quarta-feira (10) nota de pesar pela morte, aos 100 anos, do jornalista Hélio Fernandes. Leia abaixo:

Nota de pesar

O jornalismo perdeu nesta madrugada um de seus maiores nomes: Hélio Fernandes. Com sua passagem, o Brasil perdeu um homem de grande talento e coragem a toda prova.

No período mais obscuro da nossa história recente – de rara desumanidade -, enfrentou de peito aberto o arbítrio e a violência com a arma de que dispunha: uma máquina de escrever, uma rotativa e a ideia ainda hoje subversiva de liberdade. Seu apoio inicial ao golpe militar foi substituído por franca oposição.

Afinal, só os tolos e os mortos não mudam de opinião. Que seu exemplo sirva de inspiração para esses tempos sombrios em que o presidente da República e muitos de seus liderados novamente namoram teses liberticidas e um regime de exceção.

Em uma recente entrevista ao projeto “Quem tem medo da democracia”, lembrou o discurso feito por Juscelino Kubitscheck e escrito por Augusto Frederico Schmidt: “Deus poupou o meu sentimento do medo”. E assim viveu e dirigiu, por 40 anos, a Tribuna da Imprensa, sempre sob o lema cunhado pelo irmão Millôr: “Jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”.

Seu legado, do alto de 100 anos de vida, é a defesa intransigente da liberdade: “Quem defende a democracia, defende a humanidade e tudo o que vale a pena. Quem combate a democracia, não tem nem resposta”.

À família, aos amigos e colegas, os nossos sentimentos.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!