João Vitor Xavier assina CPI pra investigar fura-fila na vacinação contra Covid em Minas

Secretário Estadual de Saúde e servidores da pasta foram imunizados sigilosamente antes de idosos acima de 80 anos

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania), defendeu nesta quarta-feira (10) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar esquema de fura-fila no programa de vacinação contra COVID-19 no estado. Em entrevista à TV Globo local e em depoimento na ALMG, o secretário de Saúde, Carlos Amaral, admitiu que tomou a vacina antes dos grupos prioritários. Assessores e outros servidores da pasta também furaram a fila.

“Furar fila é inaceitável! Em reunião na Assembleia o secretário de Estado de Saúde admitiu que ele e sua equipe foram vacinados de forma sigilosa. Ao todo foram 500 vacinados. A secretaria deveria ser a guardiã da fila. Isso é imoral”, condenou. “Conheço idosos, doentes com comorbidades e até profissionais da saúde que ainda não foram vacinados. Como presidente da Comissão de Saúde, não posso aceitar isso calado”, completou.

Xavier, um dos signatários do pedido de CPI, não considerou razoável a explicação de Amaral, que disse ter se imunizado para dar o exemplo.

“Se ele queria ser exemplo sendo vacinado, por que ele não fez isso publicamente? Por que ele não convidou a imprensa e fez da sua vacinação um ato público e exposto na frente das câmeras e da sociedade? Se é para ser exemplo, por que o governador do Estado não se vacinou antes do secretário? A rainha da Inglaterra esperou a fila de vacinação. Por que o secretário e os servidores da área administrativa da secretaria não puderam esperar?”, questionou.

Ele lembrou que policiais militares, civis e bombeiros, agentes penitenciários, professores e outros profissionais na linha de frente não receberam a vacina e que nem mesmo todos os idosos acima de 80 anos foram imunizados contra a Covid.

“O secretário não fez conosco o compromisso expresso de enviar a lista dos servidores que foram vacinados. Quem são? Quando foram vacinados? Qual é a função delas? Onde elas trabalham? Por que elas foram priorizadas?”, indagou.

Também da bancada do Cidadania na ALMG, o deputado estadual Cleitinho Azevedo foi outro a assinar o pedido de CPI. Ele defendeu na audiência com o secretário Carlos Amaral que o Governo de Minas se antecipe, diante do atraso do governo federal, e compre vacinas para imunizar a população o mais rápido possível. “O maior investimento para volta à vida normal é vacinar o povo”, cobrou.

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!