Petrobrás: Vice-presidente do Cidadania pede que CVM apure compra e venda de ações

Com o objetivo de apurar o que há por trás da declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro, que provocou um prejuízo de R$ 100 bilhões para a Petrobrás até esta segunda-feira, o vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Rubens Bueno (PR), vai encaminhar ainda hoje pedido para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sugerindo que ela investigue se houve indício de manipulação de mercado. Na avaliação do parlamentar, o ato irresponsável precisa ser apurado em todos os ângulos.

“Queremos saber quem vendeu e quem comprou ações da Petrobrás antes e depois da declaração do presidente. Isso é necessário para que tenhamos certeza de que quem ganhou tem ou não ligação com Bolsonaro ou com membros da equipe econômica. Um prejuízo desse não pode passar em branco. E nem há como passar a mão na cabeça do presidente. Quem vai pagar os R$ 100 bilhões dessa palhaçada, orquestrada ou não, de Bolsonaro?”, indaga o vice-presidente do Cidadania.

O parlamentar argumenta que seu pedido zela pela transparência num cenário em que o mercado financeiro está em polvorosa. “Precisamos ter certeza de que não foi caso pensado e que não existiu informação privilegiada. Se existiu, é crime gravíssimo e cabe atuação da PGR e do Congresso. Se não, servirá para acalmar o mercado”, ponderou Rubens Bueno.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!