Alessandro Vieira quer incluir 40 milhões de beneficiários do Bolsa Família no novo auxílio emergencial

A aprovação da medida, com uma ‘cláusula de calamidade’, poderá auxiliar na renovação do auxílio emergencial pago a pessoas vulneráveis durante a pandemia do novo coronavírus (Foto: Reprodução/Internet)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), apresentou uma emenda à PEC Emergencial  (PEC 186/2019) para garantir que os beneficiários do Bolsa Família sejam considerados na nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial.

O texto da PEC prevê medidas para o controle do crescimento de despesas obrigatórias e o reequilíbrio fiscal, e deve ser votada na próxima quinta-feira (25) pelo Senado. A aprovação da medida, com uma ‘cláusula de calamidade’, poderá auxiliar na renovação do auxílio emergencial pago a pessoas vulneráveis durante a pandemia de coronavírus.

Segundo Alessandro Vieira, não é ético que pessoas na mesma faixa de renda sejam  tratadas  de  forma  diferente,  negando-se  os  benefícios  àquelas  que estão  inscritas  no  Bolsa  Família. Estima-se que 13 milhões de  famílias muito  pobres foram  excluídas  do  auxílio  emergencial  no  formato  proposto em 2020, afetando 40  milhões  de  pessoas.

“A pobreza é  indiferente  a  formalidades. É  quase  como  se  estivéssemos  dizendo  que  alguns  brasileiros são  pobres  demais  para  receber  ajuda”, diz o líder.

Pela proposta do senador, famílias  que  chegaram na  pobreza  antes  da  pandemia,  e  por  isso  recebem  o  Bolsa  Família,  devem ter  o  mesmo  direito  de  receber  o  auxílio  emergencial. O benefício, no entanto, não é cumulativo. (Com informações da assessoria do parlamentar)

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!