Freire: Cidadania está se organizando numa plataforma digital com foco em 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, conversou nesta quinta-feira (14), à noite, com integrantes do movimento Juventude de São Paulo e falou sobre a nova formação política e o processo de digitalização do partido, que será transformado a partir da plataforma virtual Somos Cidadania, espaço de discussão, escuta e intervenção no debate público, reunido filiados, não filiados, lideranças partidárias e representantes políticos eleitos pelo partido.

“Essa nova formação não contempla apenas o ingresso de movimentos cívicos. Estamos vivendo um momento de reorganização. Vamos nos transformar em um partido funcionando em rede, uma plataforma digital. Não será um mero ajuntamento para troca de ideias, mas uma plataforma organizada para intervenção política, de participação livre e plena, mas com balizas claras do nosso objetivo, que é mudar o país”, destacou.

Ele lembrou que ingressou no partido em 1962 e, nesses 60 anos de militância, viu a de perto a necessidade constante de mudanças.

“O partido teve que mudar porque o mundo mudou e não tem como continuar perdido no tempo e espaço. O partido político não tinha mais condições de ser a instituição para ser a representação política dessa nova sociedade. Estamos vivendo essa sociedade pós-industrial. O que estamos fazendo aqui [encontro virtual] seria inimaginável há até bem pouco tempo e isso é a demonstração concreta de que, apesar de o mundo continuar do mesmo tamanho, estamos diminuindo nossa distância. Estamos conversando aqui com um clique”, ressaltou.

Convocação

Para o ex-parlamentar, a organização do partido em rede é fundamental para o protagonismo em 2022.

“Não apenas superar a cláusula de barreira, que temos condições, mas é algo maior, uma intervenção concreta na disputa do poder pela Presidência da República. O Cidadania tenta ser esse instrumento que é um partido, mas que busca ser a representação política do futuro. Precisamos trazer essa nova geração para ser protagonista em 2022. Precisamos dessa nova sabedoria”, sustentou.

Freire convocou os jovens a já se organizarem em redes a partir da plataforma digital que está em fase de consolidação.

“Vocês têm que buscar seus amigos, quem pensa como vocês em cada município. Vocês precisam entrar para mudar. Esse partido vai entrar em rede e vai ser o que vocês construírem, com seus contatos e articulação. A plataforma poderá ser usada por filiados e não filiados que respeitem os princípios do partido, sem discriminação, em defesa da diversidade, igualdade e fraternidade”, explicou.

Segundo o ex-parlamentar, o partido aposta numa possível candidatura de Luciano Huck para a Presidência. “Uma alternativa jovem. A ideia da digitalização do partido tem a ver com a tentativa de trazer mais jovens, nos aproximar de novas ideias, aspirações, novos jeitos de ver o mundo. Com o partido renovado, a chance é maior. Huck tem capacidade, é alguém que pode construir uma grande alternativa para esse país”, previu.

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!