Câmara aprova criação dos Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário

Projeto de Lei é de autoria do líder da bancada, deputado Arnaldo Jardim

A Câmara Federal aprovou, nesta segunda-feira (21), o projeto de Lei nº 5191/2020, que cria os Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAGRO). A proposta, de autoria do líder da bancada, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), permite a entrada de produtores rurais no mercado de capitais. E, com isso, os brasileiros poderão investir e lucrar com os rendimentos do setor.

Com o FIAGRO, os investidores poderão adquirir cotas, nos moldes dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Já os produtores poderão ofertar a propriedade para adquirir as cotas. Os pequenos e médios produtores, que hoje encontram dificuldades para acessar o mercado de capitais, também poderão profissionalizar a gestão dos seus patrimônios e da produção, para obter mais recursos e investimentos.

“Quando falamos em democratização, estamos nos referindo às pessoas que vão investir nos fundos. Agora, aquelas que são do mundo urbano terão mais uma boa oportunidade para aplicar suas economias”, afirmou Arnaldo Jardim.

Na sua visão, o fundo também terá potencial para dinamizar o mercado de terras, fazendo com que o preço da propriedade seja formado pelas forças de mercado de maneira mais fluida e transparente. “Isso beneficiaria os atuais proprietários rurais no caso de necessidade de venda de seus imóveis”, explica.

A medida contribui, ainda, para a regularização fundiária e para a arrecadação tributária. “O FIAGRO vai ao encontro da iniciativa em curso de implantação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR)”, complementa o deputado.

O projeto segue agora para apreciação do Senado Federal.

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!