Bolsonaro está ‘destruindo a Lava Jato’, afirma Alessandro Vieira

“Os passadores de pano do presidente entendem agora a razão de combater a indicação do Kassio Nunes para o STF?”, questionou o senador, ao comentar a decisão do ministro (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O vice-líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), criticou a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Kassio Nunes Marques, de suspender trecho da Lei da Ficha limpa determinando que o prazo de inelegibilidade de oito anos para condenados por órgãos colegiados terá efeitos após o cumprimento da pena.

“Os passadores de pano do Bolsonaro entendem agora a razão de combater a indicação do Kassio Nunes para o STF? Se ainda não entenderam, vou tentar desenhar: tem gente que combate a corrupção e tem gente que defende corrupto. Bolsonaro está do lado de lá, destruindo a Lava Jato”, afirmou o parlamentar em seu perfil no Twitter.

Ao retirar do texto da lei a  expressão “após o cumprimento da pena”, contida em um dispositivo da lei que estabelece as regras sobre a inelegibilidade de candidatos, a decisão liminar de Kassio beneficia os condenados pela operação Lava Jato que já poderão se candidatar em 2022.

Segundo a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis, para qualquer cargo, condenados, em decisão transitada em julgado (quando não cabem mais recursos) ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o fim do prazo de oito anos após o cumprimento da pena.

Como a decisão é provisória, tomada no último sábado (19), na véspera do início oficial do recesso do Judiciário, deve ser analisada pelo plenário do STF somente em 2021.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!