Cidadania avança no processo de transformação do partido em plataforma digital

Executiva Nacional aprovou o projeto Somos Cidadania, comunidade virtual que vai integrar atuação de dirigentes, políticos e filiados

O Cidadania deu nesta segunda-feira (21) um passo fundamental para se transformar em uma plataforma digital: a Executiva Nacional aprovou o projeto de digitalização da atuação do partido a partir da criação de uma comunidade virtual, a Somos Cidadania, linkada às mídias sociais. A ideia é que, ao final do processo, lideranças, políticos com e sem mandato e a militância estejam articulados em redes, abrindo o partido definitivamente às novas formações políticas e a um processo contínuo de escuta e intervenção no debate público.

“Nós temos de ser contemporâneos do futuro. No passado, a política era feita a partir de estruturas tradicionais como sindicatos, grêmios acadêmicos e associações de bairro. Hoje, o endereço da política é a aldeia global e virtual. As lideranças estão sendo formadas nas redes, propostas e ações estão sendo lá debatidas, revistas e elaboradas. E é pra lá que nós estamos indo de vez em busca da representatividade que os partidos como um todo perderam. Somos o Cidadania no nome e queremos ser a cidadania na prática”, explica o presidente Roberto Freire.

Manifesto Somos Cidadania

Os objetivos são aproximar o Cidadania da população, disseminar as bandeiras do partido e prepará-lo para as eleições proporcionais de 2022, quando Freire espera ter também um candidato ao Palácio do Planalto puxando as propostas da legenda. Um manifesto dá as linhas gerais do projeto, audacioso, reconhece ele. “Nossos sonhos no Cidadania têm de ser realistas se quisermos transformar o Brasil. A esperança que devemos inspirar na sociedade brasileira terá seu impacto modulado pela nossa competência em comunicar as causas e os projetos que defendemos”, aponta o documento.

No texto, a direção do partido observa que, para isso, será necessário inovar e diz ver “a necessidade urgente de estruturar o Cidadania como uma plataforma digital, que seja capaz de mobilizar e engajar”. “Inovar não é criar algo novo partindo do zero. O novo pelo novo de 2018, por exemplo, legou o atraso à Nação. Inovar é juntar gente e ideias variadas de maneira criativa e inédita, é um ato de otimismo responsável, que mapeia e assume riscos, amplia o possível, renova a experiência e se insurge contra o pessimismo imobilizante”, sustenta o manifesto, ao colocar a legenda como uma alternativa à polarização.

Como parte da proposta, o Cidadania lançou também um vídeo no qual aponta os valores e as bandeiras caras ao partido desde sua origem, aliados a outras resultantes do processo de atualização da sigla. Lá estão, entre outros, a igualdade de oportunidades, a inclusão, a liberdade econômica, o combate à pobreza, a redução das desigualdades e a mobilidade social.

Assista ao vídeo do Somos Cidadania abaixo, publicado no perfil de Freire no Twitter:

https://twitter.com/freire_roberto/status/1341059420118237185?s=21

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!