Rubens Bueno destaca aprovação do Marco Legal das Startups

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) destacou nesta terça-feira (15) a aprovação pelo plenário da Câmara da proposta que institui o Marco Legal das Startups. O Projeto de Lei Complementar 146/19 estabelece uma série de diretrizes que deverão favorecer o desenvolvimento de empresas inovadoras, com forte potencial de crescimento no país.

O texto segue para a apreciação do Senado Federal. Para Bueno, a aprovação da proposta é importante para fomentar o empreendedorismo inovador e criar um ambiente de negócios que poderá contribuir para soerguimento da economia do país.

“Ao fortalecer o desenvolvimento de empresas inovadoras, o marco legal avança na busca da produtividade e aumenta a oferta de capital para investimento em empreendedorismo, entre outras medidas fundamentais para o Brasil”, afirmou.

O texto enquadra como startups as empresas, mesmo com apenas um sócio, e sociedades cooperativas que atuam na inovação aplicada a produtos, serviços ou modelos de negócios. Segundo a matéria, as organizações devem ter receita bruta de até R$ 16 milhões no ano anterior e até dez anos de inscrição no CNPJ.

De acordo com o projeto, a empresa precisa declarar, em seu ato constitutivo, o uso de modelos inovadores ou se enquadrarem no regime especial Inova Simples, previsto no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. Entretanto, para entrar no Inova Simples, a empresa precisa estar enquadrada nos limites do estatuto, de receita bruta máxima de R$ 4,8 milhões.

Investidores

Rubens Bueno ressaltou ainda que o texto aprovado pelos deputados abre espaço para um ambiente de negócios atrativo para investimento. “Em momento de economia em crise e de juros baixos, as startups podem se transformar em um espaço lucrativo para os investidores privados, que buscam ter mais segurança jurídica de retorno mais rentável”, argumentou.

Leia também

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!