Freire: atuação da Abin em favorecimento de Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas é criminosa

Defesa do filho do presidente da República teria sido orientada a apresentar ilegalidades na operação de auditores da Receita

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, classificou como criminosa a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que teria produzido relatórios para ajudar a defesa do senador Flávio Bolsonaro no caso das investigações das rachadinhas, que envolvem seu ex-assessor Queiroz.

A denúncia foi apresentada pela revista Época. A reportagem revelou que a Abin teria orientado a defesa do senador a apresentar ilegalidades na operação de auditores da Receita Federal na investigação. O GSI nega as acusações.

“Como suspeitava, a milícia tomou conta do Governo Federal e subordinou órgãos públicos, como o GSI e a ABIN, a criminosos em busca de se livrar da cadeia. A ser verdade o que mostra Época, Heleno e Ramagem atuaram como parte integrante da quadrilha comandada por Flávio Bolsonaro”, destacou Freire.

Para o ex-parlamentar, a descoberta revela que o cerco está se fechando para a família. “A operação tabajara dos dois arapongas de Bolsonaro pra fraudar a investigação contra o filho quadrilheiro mostra o desespero do presidente. Teme cedo ou tarde ser implicado no roubo milionário que por enquanto o MP atribui a Flávio e aos milicianos Queiroz e Adriano da Nóbrega”, sustentou.

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), pedirá a convocação do ministro do GSI, General Augusto Heleno, para exigir explicações sobre o caso.

“É uma revelação gravíssima que nos leva a requerer a presença do ministro Heleno para que preste os devidos esclarecimentos. O Congresso Nacional precisa pôr um freio na empreitada palaciana que usa a estrutura pública para defesa de um acusado só porque este é filho da República. Nos parece uma inversão total de valores daquilo que é atribuição da Abin”, justificou Jardim.

Em sua conta no Twitter, o senador Alessandro Vieira (Cidadania/SE) pediu uma rápida apuração do caso. “A suposta atuação da Abin na defesa de interesses particulares de Flávio Bolsonaro, filho do presidente, é gravíssima e exige apuração urgente e rigorosa. Caso o PGR não se mostre a altura da responsabilidade que seu cargo exige, caberá ao Congresso tomar as providências cabíveis”, disse.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!