Carmen Zanotto pede definição do governo federal sobre compra de mais vacinas

Demora poderá provocar “corrida” por imunizantes, alertou a relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), relatora da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, em reunião nesta quarta-feira (9), pediu que o Ministério da Saúde defina rapidamente sobre a compra de mais vacinas para imunizar a população.

Segundo a parlamentar, a indefinição em torno da questão poderá provocar competição entre as unidades da federação.

“É necessário resolver isso rapidamente, sob pena de haver uma verdadeira corrida por vacinas. Já estamos assistindo alguns estados e municípios se antecipando. Se isso acontecer, será o caos”, criticou Zanotto.

Carmen defendeu união entre as três esferas de governo em torno do Plano Nacional de Imunização (PNI), cujo esboço foi apresentado hoje à comissão pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

“Nós temos um plano de imunização reconhecido como o mais avançado do mundo, graças à rede de capilaridade do nosso SUS. Mas é preciso união, um esforço tripartite, para aumentar mais nossa estrutura para colocar em prática nossa capacidade de imunização”, afirmou.

Mais recursos

A deputada do Cidadania reafirmou o compromisso do Parlamento em buscar os recursos necessários para que o governo possa adquirir quantas vacinas forem necessárias para os mais de 200 milhões de brasileiros.

“O custo de uma dose de vacina é muito menor do que o da taxa de ocupação em UTIs, do que as dificuldades das pessoas sem emprego, dos estabelecimentos fechando e das mortes provocadas pela pandemia”, acrescentou a parlamentar.

Leia também

Cristovam Buarque: Tarefa histórica

A educação de base é a principal barreira a impedir nosso avanço civilizatório.

Venezuela caminha do “iliberalismo” para a ditadura

Denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e mesmo a execução de opositores do regime são constantes. A Venezuela vive um caos econômico.

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!