Arnaldo Jardim propõe derrubada de resolução que zera alíquota para importação de armas

“Tendência é aumentar ainda mais a comercialização legal e ilegal no território nacional, com potencial risco para aumento dos números da violência”, diz líder

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Arnaldo Jardim (SP), acaba de protocolar projeto de decreto legislativo para sustar ato da Camex que facilita importação de revólveres e pistolas. O próprio presidente da República, em postagem numa rede social, comemorou a resolução editada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao Ministério da Economia. A alíquota, que atualmente é de 20%, será zerada a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

“Com a isenção da alíquota de imposto sobre a importação sobre esses armamentos, a tendência é aumentar ainda mais a comercialização legal e ilegal no território nacional, com potencial risco para aumento dos números da violência. Por fim, a Resolução vai de encontro à Lei das tarifas aduaneiras, pois não há comprovação da inexistência de produção nacional desses armamentos”, diz um dos trechos da proposta de Jardim.

Os projetos de decreto legislativo são aprovados por maioria simples. O texto não vai à sanção do presidente e é transformado em lei após a aprovação de uma ou das duas Casas do Congresso, dependendo do tema.

“O brasileiro, povo pacífico que é, busca ferramentas que poupem vidas e não as tire. Enquanto, em plena pandemia, o mundo corre para imunizar suas populações contra uma terrível doença, por aqui, o Palácio do Planalto incentiva o armamentismo”, disse o parlamentar.

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!