Reforma Tributária: uma vacina contra a pandemia do desemprego em 2021

Em carta a favor da reforma tributária, líder Arnaldo Jardim diz que proposta é “vacina contra pandemia do desemprego em 2021”

O Congresso Nacional precisa retomar imediatamente as discussões sobre a reforma tributária e mais do que isso: votá-la e aprova-la. A retomada do desenvolvimento e, por consequência, a abertura de postos de trabalho passa pela implantação de uma ampla reforma de tributos no país, algo que seja justo e equilibrado de acordo com a especificidade de cada setor produtivo.

A consequência mais danosa caso isso não ocorra é o aprofundamento do desemprego em 2021. Os resultados da Pnad divulgados nesta terça-feira mostram que a partir do momento em que a renda básica emergencial começou a ser reduzida, paralelamente, a busca por emprego bateu níveis elevados. Desde agosto 2,8 milhões de pessoas começaram a buscar trabalho, período que coincidiu com o corte pela metade do auxílio emergencial.

E segundo os especialistas, a ausência de programas de renda pressionará o mercado de trabalho nos próximos meses.

Em julho deste ano, a bancada do Cidadania na Câmara divulgou uma carta-compromisso onde defende uma reforma tributária que promova real simplificação das regras tributárias. Também defende a priorização dos modos de produção da chamada “Economia Verde”, com a adoção de alíquotas adequadas para segmentos que prezam pela sustentabilidade. O Cidadania também rejeita a criação de quaisquer impostos que onerem, principalmente a cesta básica do brasileiro.

Nosso desafio aqui no Parlamento precisa ser, passado o período eleitoral, de dedicação diuturna para aprovar a reforma tributária que deve contribuir significativamente para ajustar a economia. Lamentamos que o governo federal não tenha dado sua contribuição, enviando a segunda parte de suas contribuições para este tema tão relevante para o Brasil.

O presidente Bolsonaro reiterou hoje que não dará continuidade a alguns benefícios sociais. Não é tão simples assim: precisa oferecer alternativas para o povo brasileiro senão, invariavelmente, viveremos uma pandemia do desemprego em 2021.

Brasília, 1º de dezembro de 2020.

Arnaldo Jardim (SP) – líder do Cidadania na Câmara dos Deputados

Leia também

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (22/04/2024) MANCHETES DA...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!