Carmen Zanotto, Tânia Eberhart, Dra. Mayra e Nina Singer: mulheres do Cidadania nas eleições de 2020

Com cerca de 100 candidatas disputando as eleições para o Executivo municipal de suas cidades, o Cidadania busca garantir o protagonismo feminino com forte presença em cidades com mais de 100 mil habitantes. O partido tem nomes experientes na área de Saúde, um diferencial para os desafios do pós-pandemia. Entre elas está uma das parlamentares mais atuantes no Congresso Nacional: a deputada federal Carmen Zanotto (SC), candidata à Prefeitura de Lages, em Santa Catarina.

Carmen Zanotto, candidata do Cidadania à Prefeitura de Lages (SC)

Reconhecida nacionalmente por sua luta em defesa da saúde pública brasileira, contra a pobreza e injustiças sociais, a ex-vereadora e deputada federal por dois mandatos reúne a experiência necessária para levar um novo olhar para a administração da cidade. 

“Tenho trabalhado intensamente na Câmara, propondo leis que beneficiaram a vida não só dos catarinenses, mas de muitos brasileiros. Agora chegou a vez de fazer ainda mais pelos lageanos e serranos. Como prefeita, quero unir a experiência adquirida ao longo de uma vida pública de 30 anos com novas ideais e soluções”, afirma Carmen Zanotto, que é enfermeira de profissão e já foi secretária municipal e estadual de Saúde.

A candidata diz que, se for eleita em novembro, vai colocar em prática uma gestão moderna e enxuta para melhorar a qualidade da saúde em Lages e fomentar a geração de emprego e renda, aliada à projetos de assistência social no pós-pandemia. Também quer desenvolver a infraestrutura, o turismo e o meio ambiente.

“Meu propósito é desenvolver, ainda mais, a cidade onde nasci. Venho para inovar e trazer novas oportunidades para Lages. É preciso movimentar a economia local, colocando em prática toda a minha experiência e conhecimento”, comenta.

Joinville (SC)

Ainda em Santa Catarina, o Cidadania desponta com mais um nome importante na disputa da prefeitura de Joiville, a ex-vereadora Tânia Eberhart. Ex-secretária de Saúde de Santa Catarina, a candidata é idealizadora de diversas políticas públicas e acredita que apenas por meio da política é possível fazer as mudanças na administração municipal exigidas pela sociedade.

“O que me faz disputar a prefeitura é o amor que tenho pela minha cidade e o aprendizado que tive durante durante toda a minha vida pessoal e política. Apenas a política tem o potencial de transformar o mundo. Como sei que todo o saber técnico não pode fazer muito sem a política, é preciso estar nesse processo com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do município”, diz.

Tânia Eberhart, candidata à Prefeitura de Joinville (SC)

Entre as suas principais propostas, estão a reimplementação e reformulação das creches em período integral na cidade, a criação de oficinas nas escolas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade, e o fortalecimento da cultura e do turismo local. 

“Vamos fazer o que foi feito por nós na década de 1960, que é implementar creches no município. Ao longo dos anos elas foram transformadas em jardins de infância de meio período. Somos uma cidade industrial e, por conta disso, muitas mulheres trabalham fora. Outra questão é o período integral. Lugar de criança é na escola”, aponta.

Um das propostas é criar oficinas no contraturno em vários bairros para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.vgt  A cultura e turismo também são fundamentais e trazem recursos para a cidade. Queremos voltar a estimular os dois setores. Além disso, enfrentamos um grande problema de mobilidade urbana que também merece uma atenção especial”, afirmou.

Limeira (SP)

Já em Limeira, o Cidadania disputará a prefeitura com a candidata Dra. Mayra Costa. Médica de profissão e vereadora em segundo mandato, a parlamentar acredita que a sua atuação profissional e no Legislativo municipal permitirá a construção de uma gestão inovadora na administração pública da cidade. 

Dra. Mayra Costa, candidata do Cidadania à Prefeitura de Limeira

“Os oito anos na vida pública, como vereadora e com a experiência adquirida nessa atuação política, me permitem ter um olhar mais cuidadoso. Hoje, compreendo as principais demandas da população. Isso possibilita a criação de uma nova experiência para o Executivo municipal, com uma forma nova de governabilidade”, ressalta.

Mayra Costa defende, dentre outras propostas de campanha, uma completa modernização da administração pública de Limeira.

“Queremos inovar e modernizar a administração pública municipal. Administrar cada vez melhor os recursos públicos, para proporcionar uma gestão eficiente e de qualidade. Modernizar os serviços públicos e desburocratizar a máquina. Focaremos nas prioridades exigidas pela população”, destaca.

São José dos Pinhais (PR)

Em São José dos Pinhais, o partido terá como candidata à prefeitura a assistente social Nina Singer. Sua atuação profissional em defesa dos menos favorecidos possibilitou conquistas significativas para a população da cidade nos últimos anos.

Nina Singer, candidata do Cidadania à Prefeitura de São José dos Pinhais

“Mais do que querer mudar, é preciso entender o que a sociedade precisa. Apenas com isso é possível planejar e moldar as ações que devem ser executadas. A premissa da nova gestão será trazer mudanças, pois nosso País passa por grandes transformações. Por isso, precisamos reafirmar nossa luta pela população e seus direitos sempre pautados em um planejamento estratégico”, sustenta.

Uma das principais bandeiras da candidatura de Nina Singer é a defesa de investimentos nas políticas voltadas ao bem estar da sociedade. 

“É preciso entender a fundo as necessidades da população e, a partir disso, desenvolver um plano de ação que, de fato, resolva e atinja de maneira positiva a vida das pessoas. O trabalho terá investimento em políticas de prevenção, desenvolvimento social, tecnológico e agrícola, englobando diversas áreas e especialidades que o município possui”, explica.

Leia também

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (23/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!