A Calero, presidente da Casa de Rui Barbosa se desculpa e nega desmonte da instituição

A situação da Fundação Casa de Rui Barbosa, uma das principais entidades culturais do País, foi tema de debate convocado pelo deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ), nesta quarta-feira (9). Na ocasião, o parlamentar questionou a atual gestora, Letícia Dornelles, sobre o tom das respostas aos seus requerimentos de informação, acerca do possível desmonte da instituição.

Em sua fala, Calero resgatou os ofícios enviados pela entidade, após pedidos de esclarecimento sobre a possível extinção da fundação e perseguições políticas aos seus pesquisadores. Em um deles, a entidade chega a dizer que as alegações de retaliação aos servidores seriam falaciosas e chegam ao ponto da “calúnia e difamação”.

“Fiquei espantado com as respostas. É inadmissível que qualquer órgão público responda nestes termos qualquer indagação de um parlamentar. A nossa função é de fiscalizar e faremos as perguntas que acharmos pertinentes”, colocou Calero.

Letícia Dornelles, por sua vez, pediu desculpas pelas palavras usadas nos ofícios emitidos e negou que haja perseguição aos servidores. “Peço perdão pelas respostas. Às vezes não sou eu que redijo e sim um consultor jurídico. Não tenho chefe de gabinete”, disse.

Ela também garantiu que a Casa de Rui Barbosa não está ameaçada de extinção. “Vazou um documento de um antigo processo. Fui ao ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) e defendi que não extinguisse”, explicou a gestora, que fez questão de destacar que trabalha pela continuidade da Casa, que deverá oferecer cursos de pós-graduação em Direito em breve.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (25/04/2024) MANCHETES DA...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (24/04/2024) MANCHETES DA...

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!