Comissão debaterá todas as vacinas contra a Covid-19, diz Carmen

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), ao destacar a parceria firmada pelo governo do Paraná com a Rússia para a produção da vacina Sputnik V, reforçou nesta terça-feira (20) a disposição da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 de debater todas as iniciativas científicas que estão em fase de teste no país.

“O trabalho nesta comissão é conhecer todas as experiências de imunização que estão sendo desenvolvidas no mundo e testadas no Brasil. A parceria do Paraná terá o mesmo tratamento que vem sendo dado às outras vacinas, como as que serão produzidas pela Fiocruz e o Instituto Butantan”, afirmou a relatora na reunião que debateu o assunto. O governo paranaense assinou o memorando intenções com a Rússia no dia 12 de agosto.

Para Carmen, o mais importante é que o país futuramente tenha um leque de opções com eficiência científica comprovada para que a população seja imunizada contra a doença, que já matou mais de 116 mil brasileiros nestes seis meses de pandemia do novo coronavírus.

“Precisamos cada vez mais investir para que possamos reduzir o número de óbitos e a contaminação para que o país possa retomar a economia”, acrescentou.

Para ser testada no Brasil, a Sputnik V precisa do licenciamento da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).

Na reunião, o diretor técnico do Instituto Gamaleya da Rússia, Alexander Gintsburg, informou que agora vai iniciar a Fase 3 de testes com 40 mil voluntários, durante seis meses. Somente após esta fase e da obtenção do registro sanitário é que o imunizante poderá ser disponibilizado à população.

Participação

Participaram também da audiência o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov; o CEO do Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF), Kirill Dmitriev e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado.

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (28/03/2024)

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!