Evangélicos pela democracia pedem que TSE casse a chapa Bolsonaro-Mourão por fake news

O Núcleo Evangélico23, do Cidadania, coordenado por Eliel Gama, e diversos outros movimentos evangélicos lançaram nesta segunda-feira (18) carta aberta ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo que a Corte julgue as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) sobre a prática de fake news nas eleições de 2018, prática que, segundo eles, se mantém ativa mesmo após a eleição da dupla – agora alimentada por “dinheiro público”.

É urgente, na avaliação deles, que o TSE se manifeste sobre os pedidos de cassação da chapa. “A preservação de vidas e da democracia exige ação imediata. Não há motivos que justifiquem ainda mais a prorrogação desse julgamento. Para que a justiça seja feita, sob a égide do Estado de Direito e para o bem-estar social e da democracia”, cobram no documento intitulado “Um clamor de fé pelo Brasil”.

Preservação da vida

Citando diversas passagens bíblicas, os evangélicos contra Bolsonaro repudiam a forma “antiética” com que ele trata a pandemia de Covid-19 e as crises econômica e sanitárias que atingem o país. “A gestão inadequada durante a pandemia atenta contra a vida humana ao invés de ‘praticar a justiça e compaixão pelos pobres (Dn 4:27)’, diz a carta. Eles pendem que as Igrejas não promovam atos públicos e direcionem seus esforços para o enfrentamento da pandemia.

Também dizem que a divisão entre combate à crise sanitária e combate à crise econômica é falsa. “O momento é de grave crise na saúde pública e todos os esforços devem convergir para maior preservação possível de vidas. Não se pode minimizar uma situação de pandemia em favor de lucros. O foco precisa ser solidariedade e proteção social em prol da preservação da vida humana”, sustentam.

Eles também manifestam luto em respeito às famílias dos mais de 16 mil mortos, dizem que é “momento de chorar com os que choram (Rm 12:14-15)”, lembram que a “fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tg 2:17)” e pedem, em oração, que “Deus guarde” os profissionais de saúde “e que eles mantenham a esperança”. Por fim, dizem reconhecer “a ciência como dom de Deus para cuidar da vida humana e toda a sua criação”.

Para assinar a carta, clique abaixo:

Um clamor de fé pelo Brasil

Leia também

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

IMPRENSA HOJE

Veja as manchetes dos principais jornais hoje (19/04/2024) MANCHETES DA...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!