Calero pede em ação popular que a Justiça suspenda nomeação de presidente do Iphan

Segundo o parlamentar, Larissa Peixoto não possui qualificação compatível com os trabalhos a serem desenvolvidos no cargo

O ex-ministro da Cultura e deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) entrou com uma ação popular na Justiça Federal do Rio de Janeiro para suspender a nomeação da nova presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (11/5).

O cargo de presidente do Iphan deve ser necessariamente preenchido por agente com formação técnico-profissional compatível com a área de estudo e conhecimento do patrimônio cultural. A ação demonstra que Larissa Rodrigues Peixoto Dutra não possui qualificação compatível com os trabalhos a serem desenvolvidos no cargo, uma vez que não preenche os requisitos técnicos exigidos para a posição: não tem formação na área, nem experiência prévia com o assunto.

Além de acionar a Justiça Federal, o parlamentar apresentou projeto de decreto legislativo na Câmara dos Deputados para barrar a nomeação da servidora. “É inacreditável que o governo tenha sido eleito com esse discurso de que iria preencher os cargos de confiança com pessoal técnico se preste a esse papel, mais uma vez, de colocar no Iphan uma pessoa sem qualquer qualificação para o cargo”, afirma Calero.

Ainda que se encontre vinculado ao Ministério do Turismo, o Iphan responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro ao proteger e promover os bens culturais do País. Umas das instituições mais antigas do serviço público brasileiro – criado há 83 anos –, o Iphan conta com corpo técnico altamente qualificado. Para além dos assuntos relacionados à preservação da memória e da identidade nacional, o Iphan tem papel essencial no combate à criminalidade e à corrupção. (Fonte: Assessoria do deputado)

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Convocação para reunião ordinária da Comissão Executiva Nacional – 27/04/2024

Ofício 050/2024 - Cidadania/DN Brasília, 18 de abril de 2024 Prezados(as)...

Lula deve pôr as barbas de molho com o cenário mundial

NAS ENTRELINHASDa mesma forma como o isolamento internacional se...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!